Nesta segunda-feira (28/4), o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) voltou a tecer comentários sobre os deputados federais que não contribuem para Manaus. Na fala de hoje, Almeida chegou a dizer que políticos do Amazonas “não vencem uma eleição sem depender da capital amazonense”. A declaração aconteceu durante coletiva de imprensa, na inauguração de uma UBS que homenageia Walid Aziz, irmão do senador Omar Aziz.
“Nenhum político desse Estado ganha a eleição sem precisar de Manaus. Todos precisam de Manaus. Mas nem todos reconhecem Manaus como aquela cidade que lhes dá essa condição de ganhar a eleição”, pontuou o prefeito.
Durante o discurso, Almeida cita alguns nomes que contribuem, segundo ele, para a cidade por meio de emendas e recursos parlamentares: Saullo Vianna (do União Brasil, que está licenciado do cargo); Átila Lins (PSD); Silas Câmara (Republicanos) e Marcelo Ramos (do PT, ex-deputado federal) e os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB).
Saiba mais:
Impeachment de Prefeito existe? Sim! O ‘Onda Explica’ como funciona o processo
Eleições 2026: Omar Aziz, David e Braga lançam movimento político “Amazonas Forte de Novo”
“Tem pessoas que falam muito e recebem muito e não dão quase nada pra cidade de Manaus. Nós temos deputados e senadores comprometidos com a população da cidade de Manaus, agora nós temos deputados que viraram as costas para a cidade de Manaus e serão cobrados ano que vem, que é o ano da sua reeleição e eu farei questão de falar isso”, frisou Almeida.
Deputados não citados por David
Conforme percebeu a Rede Onda Digital, certos nomes não foram citados pelo prefeito na exaltação na destinação de emendas. Tais como: Senador Plínio Valério (PSDB) e dos deputados federais Amom Mandel (Cidadania); Sidney Leite (PSD); Pauderney Avelino (União Brasil); Fausto Jr (União Brasil); Capitão Alberto Neto (PL-AM) e Adail Filho (Republicanos).
‘Emenda é obrigação dos parlamentares’
Por sua vez, o senador Omar Aziz também aproveitou a esteira para comentar sobre o caso, dizendo que as emendas se tratam de uma obrigação dos parlamentares, descartando burburinhos de que a ação seria mais um favor para Manaus.
“Mas deixa eu dizer uma coisa independente de quem passou recurso, tanto para Manaus quanto para o interior, não é a favor, nem eu fiz favor, nem Marcelo Ramos, nem Eduardo Braga ou Saullo, nem qualquer pessoa, é obrigação, é para isso que nós estamos lá (Congresso Federal)”, disse Aziz.
Omar ainda reforçou que se dependesse dele, sempre destinaria para Manaus, reforçando ainda mais que os deputados federais e senadores tem que defender a região e trazer incentivos em prol da população.
“Eu, por mim, traria todo o dinheiro do Governo Federal e botava dentro do meu estado se dependesse de mim e deixa os outros falarem, é pra botar mesmo, é obrigação nossa brigar, se a gente não brigar, vem outro e briga e leva para os Estados deles nós temos que brigar pelo nosso Estado”, pontuou.