Na quarta-feira (18), os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Ednailson Rozenha (PMB) e Sinésio Campos (PT), apresentaram Projetos de Lei (PL) para instituir o Dia do Igarapé e o Dia do Beiradão, respectivamente.
Se aprovado pela Assembleia Legislativa, o Dia do Igarapé será celebrado em 24 de novembro, de acordo com o deputado Rozenha, autor do projeto.
O artigo 2º do Projeto de Lei nº 985/2023 estipula que “o Poder Executivo Estadual, em comemoração ao Dia Estadual do Igarapé, poderá prestar homenagens por meio da realização de estudos, reuniões, seminários, workshops, palestras e outros eventos que promovam a conscientização, valorização, educação e disseminação do conhecimento sobre esses cursos d’água característicos da região amazônica, incluindo entidades e indivíduos dedicados à preservação desses pequenos rios urbanos ou não“.
Leia também:
Governo envia pedido de autorização a Aleam para financiamento de moradias
Exclusivo: Caio André fala sobre novo programa de elaboração de leis por população
Por outro lado, o Dia do Beiradão, proposto por Sinésio, será comemorado em 3 de outubro.
“O Dia Estadual do Beiradão pode ser um ponto de partida para estabelecer parcerias entre instituições culturais, empresas e organizações da sociedade civil, fortalecendo o gênero musical Beiradão no estado, em reconhecimento aos artistas, músicos e outros profissionais culturais que contribuem para a riqueza cultural do estado”, afirma Sinésio na justificação do projeto.
O parlamentar define o som do Beiradão como um “gênero musical típico das áreas rurais que contagia as comunidades ribeirinhas do Amazonas, frequentemente caracterizado pelo uso do saxofone“.