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Deputados cobram apuração sobre desabamentos na BR-319

Política
Estruturas desabaram no KM 25 da rodovia em menos de duas semanas. Foto: Reuters/Bruno Kelly
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    11 de outubro de 2022 às 14:36

    O deputado estadual Sinésio Campos (PT) vai convocar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para dar explicações sobre a rescisão do contrato da empresa responsável pela manutenção das pontes que desabaram no KM 25 da BR-319.

    O órgão lançou três licitações vencidas pela AGO Engenharia de Obras entre 2020 e 2021, com valor total de R$ 34 milhões. Entre janeiro e setembro deste ano, a empresa recebeu R$ 31 milhões pelos serviços que não foram executados.

    “O Dnit se considera um poder acima do governo federal, não aparece para dar respostas à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)“, afirmou o parlamentar. “Apesar de ser um órgão federal, atua na jurisdição do nosso estado”.

    Sinésio argumentou que se trata de uma questão emergencial e, portanto, o Comando Militar da Amazônia (CMA) deve ser acionado para ajudar a população. O parlamentar também recomendou que a Defesa Civil do Amazonas e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) apresentem à Aleam detalhes sobre o plano de auxílio aos moradores da área.

    O transporte de pessoas que precisam se deslocar do Careiro da Várzea (a 29 quilômetros de Manaus) para outros municípios é feito em canoas e rabetas, com custo de translado a R$ 10. A capital já registra desabastecimento de produtos, e o sistema de escoamento foi reconfigurado para contornar a ausência de vias de acesso. Hoje, as cargas são direcionadas para Rondônia e, de lá, seguem para Autazes, com destino final a Manaus.

     

    Leia mais:

    Três municípios do Amazonas entram em estado de emergência

     

    Vereadores na CMM comentam queda de ponte na BR-319

     

    “Não é possível que o povo do Amazonas pague pela corrupção que grassa no Amazonas”, declarou o deputado Serafim Corrêa (PSB). “Os preços vão aumentar”, sentenciou.

    O parlamentar pediu providências de órgãos de controle como o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar irregularidades no contrato de manutenção das pontes.

    “A AGO está sediada no município de Medianeira, no Paraná. Os profissionais da empresa não têm conhecimento da realidade local. Quero que o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas) me diga quem são os engenheiros responsáveis pela obra”, declarou Serafim.

    Para o deputado Péricles (PL), os desabamentos das pontes na BR-319 trazem à tona o problema das licitações de “empresas que se instalaram e se perpetuam no estado”. “O governo federal luta pelo licenciamento ambiental para dar continuidade às obras na rodovia e, assim, facilitar o acesso da população amazonense ao restante do país”, acrescentou.

    A reportagem aguarda o posicionamento do Dnit sobre o contrato efetuado com a AGO Engenharia de Obras.

     

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    O deputado estadual Sinésio Campos (PT) vai convocar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para dar explicações sobre a rescisão do contrato da empresa responsável pela manutenção das pontes que desabaram no KM 25 da BR-319.

    O órgão lançou três licitações vencidas pela AGO Engenharia de Obras entre 2020 e 2021, com valor total de R$ 34 milhões. Entre janeiro e setembro deste ano, a empresa recebeu R$ 31 milhões pelos serviços que não foram executados.

    “O Dnit se considera um poder acima do governo federal, não aparece para dar respostas à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)“, afirmou o parlamentar. “Apesar de ser um órgão federal, atua na jurisdição do nosso estado”.

    Sinésio argumentou que se trata de uma questão emergencial e, portanto, o Comando Militar da Amazônia (CMA) deve ser acionado para ajudar a população. O parlamentar também recomendou que a Defesa Civil do Amazonas e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) apresentem à Aleam detalhes sobre o plano de auxílio aos moradores da área.

    O transporte de pessoas que precisam se deslocar do Careiro da Várzea (a 29 quilômetros de Manaus) para outros municípios é feito em canoas e rabetas, com custo de translado a R$ 10. A capital já registra desabastecimento de produtos, e o sistema de escoamento foi reconfigurado para contornar a ausência de vias de acesso. Hoje, as cargas são direcionadas para Rondônia e, de lá, seguem para Autazes, com destino final a Manaus.

     

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    “A AGO está sediada no município de Medianeira, no Paraná. Os profissionais da empresa não têm conhecimento da realidade local. Quero que o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas) me diga quem são os engenheiros responsáveis pela obra”, declarou Serafim.

    Para o deputado Péricles (PL), os desabamentos das pontes na BR-319 trazem à tona o problema das licitações de “empresas que se instalaram e se perpetuam no estado”. “O governo federal luta pelo licenciamento ambiental para dar continuidade às obras na rodovia e, assim, facilitar o acesso da população amazonense ao restante do país”, acrescentou.

    A reportagem aguarda o posicionamento do Dnit sobre o contrato efetuado com a AGO Engenharia de Obras.

     

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