Prefeitura anuncia edital com 590 vagas para a Guarda Municipal de Manaus em março

Guarda Municipal de Manaus (Foto: Divulgação).
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta segunda-feira (22/12) que a prefeitura vai lançar, no mês de março de 2026, um novo edital de concurso público com 590 vagas para a Guarda Municipal de Manaus. A medida faz parte da estratégia de reforço da segurança pública na capital e deve elevar o efetivo da corporação para mais de mil agentes armados.
“O mês de março, já anuncio, o edital para mais 590 vagas para a Guarda Municipal de Manaus e assim nós vamos ter um efetivo acima de mil homens e mulheres armadas para que a gente possa resguardar a segurança”, afirmou o prefeito.
Durante a declaração, David Almeida também destacou os resultados das ações integradas entre a Guarda Municipal, a Ronda Ostensiva Municipal Armada (Romu) e a Polícia Militar. Segundo ele, o trabalho conjunto contribuiu para um marco histórico no transporte coletivo da cidade.
“O mês de agosto, guarde aí, foi o mês de agosto em que nós não tivemos o registro de nenhum assalto do transporte coletivo na cidade de Manaus. Um mês todinho sem assalto”, disse.
Saiba mais:
Pesquisa: Omar Aziz lidera intenções de voto e pode vencer no primeiro turno
TRE-AM cassa chapa do Podemos por fraude à cota de gênero em Benjamin Constant
Além do anúncio do edital, David Almeida lembrou que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou recentemente a concessão de gratificações para os efetivos. De acordo com ele, os pagamentos começam a valer a partir de janeiro do próximo ano.
“Inclusive, a Câmara Municipal aprovou na semana passada a gratificação dos motoristas e também da nossa especializada, a Romu. A partir de janeiro, já vão receber 15% a mais dos motoristas, que é 15%, ou é 10%, eu não lembro, e o Romu, 20% a mais dos seus proventos”, afirmou.
O edital com as 590 vagas deve ser detalhado nos próximos meses pela Prefeitura de Manaus, com informações sobre cargos, requisitos e cronograma do concurso.
Veja:






