Pesquisa: Omar Aziz lidera intenções de voto e pode vencer no primeiro turno

(Foto: Marcos Oliveira/Senado)
De acordo com a pesquisa feita pela empresa Comunidados realizada entre os dias 15 e 19 de dezembro com 2.000 eleitores, Omar Aziz (PSD) segue na liderança isolada da corrida pelo Governo do Amazonas. No cenário estimulado, o senador soma 40% das intenções de voto. Quando considerados apenas os votos válidos, o percentual chega a 47,1%, colocando Aziz próximo da maioria absoluta necessária para vencer ainda no primeiro turno, segundo o levantamento.

Os dados por recorte regional mostram que a força de Aziz está concentrada principalmente fora da capital. Ele lidera com 52% nas pequenas cidades e com 50% nas médias, além de alcançar 39% nas grandes cidades do interior. Em Manaus, o ex-governador também aparece na frente de outros pré-candidatos, com 35% das intenções de voto.
O estudo aponta ainda que Aziz lidera entre homens e mulheres. Entre o eleitorado masculino, ele registra 43%, enquanto entre as mulheres soma 37%. O desempenho também é consistente em praticamente todas as faixas etárias, com destaque para os eleitores de 25 a 59 anos, nos quais mantém índices acima de 40%.

Saiba mais:
TRE-AM cassa chapa do Podemos por fraude à cota de gênero em Benjamin Constant
Congresso atrasa regras sobre IA e eleições de 2026 ficam sob risco
Empate técnico
Enquanto o líder amplia a vantagem, a disputa pela segunda vaga em um eventual segundo turno segue indefinida. Maria do Carmo aparece com 23% das intenções de voto no cenário geral. Seu melhor desempenho ocorre na capital, onde atinge 28%, mas o percentual cai para 17% nas médias cidades e 15% nas pequenas. A candidata mantém equilíbrio entre homens e mulheres e tem maior adesão entre eleitores com ensino superior.
Mesmo se desconsiderando como candidato em diversas agendas públicas, o nome de David Almeida (Avante) surgiu no levantamento como opção de voto dos eleitores.
David Almeida surge logo atrás de Maria do Carmo, com 22%, configurando empate técnico com a empresária. O prefeito apresenta melhor desempenho nas grandes cidades do interior, onde chega a 27%. Entre os jovens de 16 a 24 anos, Almeida lidera entre os concorrentes pelo segundo lugar, com 29%, e também registra força entre eleitores com mais de 60 anos, alcançando 24%, formando um perfil geracional em “U”.
A análise por situação ocupacional mostra que Omar Aziz lidera tanto entre eleitores ocupados, com 40%, quanto entre os desocupados ou fora da força de trabalho, com 39%. Maria do Carmo e David Almeida aparecem distantes nesses recortes.






