Na reunião realizada esta manhã no Palácio Rio Branco, estiveram presentes o prefeito de Manaus David Almeida, parlamentares do Amazonas, representantes da indústria e da sociedade civil organizada, com o objetivo de definir uma defesa para a Zona Franca de Manaus (ZFM) após o decreto da última sexta, dia 25, que promove redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Veja mais:
Wilson Lima move ação contra nova decisão que afeta ZFM
Bancada do Amazonas no Congresso anuncia ações no STF e TSE para barrar redução do IPI
O prefeito foi enfático, afirmando: “No dia que se comemora 55 anos da Zona Franca, vamos tentar reverter essa decisão. De forma técnica, política e ambiental. Se for o caso, vamos acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), para que se resguarde os nossos direitos”.
Também presente na reunião, o senador Omar Aziz (PSD), se pronunciou e propôs encaminhar carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o assunto.
“Nunca o ataque foi tão feroz à Zona Franca de Manaus”, disse Aziz. “Depois de três anos o Governo Federal não trouxe uma proposta para mudar o vetor econômico, tirando a Zona Franca. Não somos contra a reforma tributária, mas contra quem quer destruir os direitos do estado. Faria uma carta aberta ao presidente da República liderada pelo governador do Amazonas, assinada por todos. Não é uma carta agressiva, é uma carta pontuando as propostas que nós temos”.
O senador também afirmou que o ministro da Economia Paulo Guedes tem duas propostas para apresentar ao Estado do Amazonas, mas não informou sobre quais seriam ou o teor delas. Enquanto isso, o governador do estado Wilson Lima e a bancada amazonense no Congresso já anunciaram ações legais contra a medida.