David Almeida afirma que gestão em Manaus viveu “caos da pandemia”e já economizou R$ 2,5 bilhões com licitações

David Almeida defende BR-319 (Foto: João Viana/Semcom)
Durante a assinatura da ordem de serviço que marca o início da construção do complexo viário “Passarão”, nesta quinta-feira (27/11), o Prefeito de Manaus David Almeida (Avante) rebateu críticas que norteiam a sua gestão executada no ano de 2021. A resposta de Almeida surgiu após fortes embate entre vereadores e oposição e situação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que nesta semana, aprovaram as contas referentes àquele ano.
“Foi no meio ao caos que nós assumimos. Com 18 dias tivemos problemas de oxigênio. Eu entrava nas câmaras frigoríficas com 30 corpos que não conseguíamos sepultar. Num dia, sepultávamos 180, 200 pessoas no mesmo local. Os nossos garis e coveiros estavam exaustos”, afirmou lembrando do inicio da pandemia da Covid-19.
O prefeito destacou ainda que, no mesmo ano, Manaus enfrentou a maior cheia de sua história e, posteriormente, as duas maiores secas registradas no Amazonas, em 2022 e 2023. Apesar disso, afirmou que a prefeitura conseguiu reorganizar a máquina pública e dar transparência aos contratos emergenciais que marcou o início do mandato, devido à pandemia.
Saiba mais:
Vereador de Manaus vai ao Rio de Janeiro participar de evento “pela vida”
Deputado do AM quer reconhecer a Pesca Esportiva como Patrimônio Cultural Imaterial
Segundo ele, quase 70% dos contratos vigentes em 2021 não tinham licitação, por serem emergenciais ou por inexigibilidade. A partir de 2022, porém, a gestão afirma ter realizado 1.436 processos licitatórios, resultando em uma economia de R$ 2,5 bilhões.
“Do preço proposto ao preço contratado, iniciamos as licitações com 16 bilhões e 500 milhões. Fechamos os contratos em 14 bilhões. Só por fazer a licitação e os contratos, economizamos 2 bilhões e meio de reais. Você não vê ninguém contestar uma licitação, você não vê ninguém contestar um contrato, você não vê ninguém denunciando algo de regular na saúde, na educação, na infraestrutura. As pessoas precisam entender que a nossa gestão é uma gestão técnica”, frisou.
O chefe do Executivo municipal afirmou que os resultados são fruto de uma administração técnica, marcada pela reorganização contratual, forte ritmo de obras e investimentos sociais.
David Almeida listou uma série de entregas realizadas em diferentes áreas. Entre elas, destacou: Infraestrutura e Mobilidade, Educação, Saúde, Habitação e Urbanismo, avanços na regularização fundiária, Economia, Turismo e Cultura, inclusive citou o evento natalino como o mais bonito feito.
“Nunca teve um Natal Luz tão bonito quanto o que estamos realizando hoje”, declarou.
O prefeito encerrou defendendo que os números apresentados refletem compromisso técnico e responsabilidade fiscal. “Essa cidade sabe o quanto avançou. Nós entregamos resultados mesmo diante das maiores crises”, concluiu.






