Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (17/12), traz um panorama atualizado da avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 35% dos eleitores brasileiros classificam a gestão como “ótima” ou “boa”, enquanto 34% avaliam como “ruim” ou “péssima”.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 12 e 13 de dezembro, em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Os números atuais de Lula mostram um desempenho inferior ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao final de seu mandato em 2022.
Saiba mais:
- Datafolha: 58% dizem que Lula fez menos do que se esperava pelo Brasil
- Pesquisa Datafolha: Lula tem baixa aprovação entre evangélicos e alta entre os católicos
Ainda segundo dados do Datafolha, 29% dos entrevistados consideram o governo “regular”, e 1% não soube responder.
Comparação com levantamento de outubro
Os dados mostram estabilidade na opinião pública, mas com variações dentro da margem de erro. Em outubro, 36% dos entrevistados avaliaram o governo como “bom” ou “ótimo”, enquanto 32% classificaram como “ruim” ou “péssimo”. A taxa de regular permaneceu em 29%, e os que não souberam responder eram 2%.
Quando comparado ao desempenho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no fim de seu mandato, os índices de aprovação de Lula são ligeiramente menores. Em dezembro de 2022, Bolsonaro registrava 39% de avaliação “bom” ou “ótimo” e 37% de “ruim” ou “péssimo”.
Sobre o Instituto Datafolha
O Datafolha, fundado em 1983 como parte do Grupo Folha da Manhã com o objetivo de oferecer conteúdo e servir como ferramenta de planejamento para o jornal Folha de S.Paulo e outros veículos e serviços da empresa. Logo o instituto se consolidou como um dos mais importantes institutos de pesquisa de opinião do Brasil.
Atualmente, é uma empresa independente e líder no segmento, oferecendo dados confiáveis e precisos para análise de cenários políticos e sociais.