O vereador Rodrigo Guedes (PP) anunciou que já conseguiu seis assinaturas de apoio para a criação da CPI do Asfalto na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que pretende investigar o uso de recursos públicos na recuperação da malha viária da capital.
A informação foi divulgada por Guedes durante entrevista à Rede Onda Digital, na qual afirmou que o objetivo é chegar a pelo menos 10 assinaturas nos próximos dias, com o apoio de parlamentares independentes e da oposição.
“Agora a gente chega naquele trabalho mais difícil, de conseguir assinaturas de vereadores mais próximos da base do prefeito […] De 41 vereadores, a gente ter toda essa dificuldade mostra muito como é que é a CMM”, declarou Rodrigo Guedes.
Veja o vídeo:
CPI dos Buracos: Rodrigo Guedes diz que já recolheu quase metade das assinaturas necessárias pic.twitter.com/2KolhiRlpL
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 25, 2025
Saiba mais:
- Rodrigo Guedes protocola pedido para criação da ‘CPI dos Buracos’ em Manaus
- Salazar quer que buracos em vias de Manaus sejam tampados com prazo de 72 horas depois que notificados
Segundo o parlamentar, o maior desafio será conquistar o apoio dos vereadores que integram a base do prefeito David Almeida (Avante), o que pode dificultar a viabilidade da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Para que a CPI seja instaurada, são necessárias ao todo 14 assinaturas entre os 41 vereadores da Casa Legislativa.

Rodrigo Guedes afirmou ainda que a expectativa é alcançar o número necessário de adesões (14 assinaturas) após o Festival de Parintins 2025, que começa na próxima sexta-feira (27/6). De acordo com ele, o evento tira o foco da agenda política momentaneamente, mas o trabalho de articulação continuará.
A proposta da CPI surge em meio ao aumento de acidentes causados por buracos nas vias urbanas de Manaus, o que levantou questionamentos sobre a qualidade e o destino dos investimentos em asfaltamento. O pedido foi protocolado por Guedes na manhã de terça-feira (24/06) na CMM e já começou a movimentar os bastidores políticos da capital amazonense.