Em coletiva realizada hoje, 12, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, vereador Diego Afonso (União Brasil), apresentou à imprensa a proposta enviada pela concessionária para uma possível redução da tarifa de esgoto.
Na última reunião da CPI, realizada na quarta, dia 5, o presidente da CPI apresentou requerimento à concessionária pedindo redução de 50% na taxa de esgoto para os contribuintes que têm acesso ao serviço. E para aqueles sem esgoto, a cobrança deveria ser zerada.
Já o documento apresentado pela Águas de Manaus com a sua proposta de redução prevê a redução da tarifa de esgoto, passando a ser cobrado 80% da taxa pelos próximos quatro anos, para usuários já existentes. E para novos usuários, o desconto seria de 50%.
Leia mais:
Diego Afonso: “Ageman só aplicou 4 multas à Águas de Manaus em 1 ano”
Águas de Manaus é condenada a pagar moradores de bairro da zona Oeste
A Águas de Manaus propõe, ainda, submeter à aprovação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), proposta de manual de boas práticas com objetivo de aprimorar a qualidade do asfalto e uniformizar procedimentos de intervenções de reasfaltamento de vias já asfaltadas, em decorrência de obras de saneamento.
Afonso, em seu anúncio, afirmou que as investigações da CPI vão prosseguir, e que o documento da Águas de Manaus será analisado pelos membros da comissão. Ele afirmou:
“Cada vereador membro vai analisar essa proposta da concessionária. A grosso modo, ainda não vejo a opção de zerar a taxa onde não tem o serviço de esgoto, e isso é uma definição de todos os membros, nós não abrimos mão de resolver a cobrança abusiva desta taxa, que foi uma das coisas que permeou e gerou a instalação da CPI”.
O vereador ainda afirmou que a oitiva do diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, que estava prevista para a tarde de hoje, será remarcada para a semana que vem.