As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Contas do PRD nas eleições de 2024 têm irregularidades, diz Justiça Eleitoral

Conforme o relatório preliminar, a análise das contas da campanha apresentou inconsistências que precisam ser esclarecidas
Contas do PRD nas eleições de 2024 têm irregularidades, diz Justiça Eleitoral

(Foto: Reprodução/TRE-AM)

A Justiça Eleitoral do Amazonas identificou irregularidades na prestação de contas do Partido Renovação Democrática (PRD), referentes à eleição de 2024, cuja presidente do diretório municipal é a vereadora de Manaus Thaysa Lippy. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (04/09) no Diário da Justiça Eletrônico e está sendo analisado pela 37ª Zona Eleitoral de Manaus.

Conforme o relatório preliminar, a análise das contas da campanha apresentou inconsistências que precisam ser esclarecidas. A determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) estabelece o diretório municipal do partido tem um prazo de três dias para apresentar justificativas ou fazer correções.

Se for necessário corrigir a prestação de contas, os documentos precisam ser reenviados pelo Sistema de Prestação de Contas de Campanha Eleitoral (SPCE), acompanhados de comprovantes que justifiquem as alterações. Já nos casos em que as falhas não exigem mudanças no sistema, as explicações podem ser anexadas diretamente ao processo eletrônico (PJe).

Entretanto, vale ressaltar que esse é um processo para pessoa jurídica e não física, portanto, as irregularidades são aplicadas apenas para diretório municipal, presidido pela vereadora.

Resposta da vereadora

A equipe de reportagem da Rede Onda Digital entrou em contato com a assessoria da parlamentar para esclarecimentos sobre a prestação de contas.

Leia a nota na íntegra:

Explico, o processo veiculado é o 0600111-61.2024.6.04.0037, que apenas trata da prestação de contas do diretório municipal que ela presidência, sendo apenas diligências comuns iniciais direcionadas à pessoa jurídica e não à pessoa física.

Já o processo 0600642-50.2024.6.04.0037, esse sim é o da prestação de contas da vereadora, que foram integralmente aprovadas, sem ressalvas e já se encontra até arquivado.

Leia o processo: