Congresso convoca sessão para destravar pauta e votar vetos presidenciais nesta quinta-feira

Pacote fiscal foi enfraquecido pelo Congresso e, como resultado, a economia para os cofres públicos será menor (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (UB), confirmou a realização de sessão conjunta nesta quinta-feira (27/11), às 10h, para a apreciação de vetos presidenciais que vêm travando a pauta legislativa. Segundo ele, a convocação segue um calendário previamente acordado com as lideranças partidárias, atendendo a reiterados pedidos de parlamentares nos últimos meses.
Entre os itens que serão analisados estão os vetos à Lei de Licenciamento Ambiental e ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), ambos considerados prioritários por diferentes bancadas.
Veja os vetos que serão votados:


Além dos vetos, os parlamentares também deverão votar dois projetos de lei fundamentais para o Orçamento de 2026. O primeiro é o PLN 14/25, que abre crédito suplementar de R$ 42,2 bilhões para a Seguridade Social, garantindo o pagamento de benefícios previdenciários e do Bolsa Família. O segundo é o PLN 30/25, que amplia os recursos destinados a reajustes salariais e ao provimento de quase 2 mil cargos das forças de segurança do Distrito Federal.
Saiba mais:
Vereador de Manaus vai ao Rio de Janeiro participar de evento “pela vida”
Proposta exige que agressor pague todas as despesas de mulheres vítimas de violência no Amazonas
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reforçou a urgência da deliberação. Ele destacou que os vetos precisam ser votados antes do avanço das propostas orçamentárias, já que atualmente trancam a pauta.
“Já estou buscando entendimento e diálogo com o líder da minoria, senador Izalci (PL-DF). Tivemos reunião nesta manhã com líderes da base na Câmara e também procuramos os líderes da oposição”, afirmou Randolfe.
*Com informações de Agência Câmara de Notícias.






