O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia bem-sucedida na madrugada desta terça-feira (12/10) para tratar uma hemorragia intracraniana , consequência de uma queda sofrida em outubro, no Palácio da Alvorada.
Em suas redes sociais, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, agradeceu o apoio da população e informou que o presidente está se recuperando bem.
“Passando para agradecer por todas as orações, o afeto e as boas energias que o meu amor, o Presidente Lula, tem recebido especialmente no dia de hoje”, escreveu Janja em publicação no Instagram.
Ela também destacou que, após o sucesso da cirurgia, “a angústia deu lugar à tranquilidade”:
“Com a dedicação da equipe médica e com a fé e o amor do povo, em breve ele estará de volta ao trabalho. Por isso, fiquem tranquilos! […] Ele, que ama cuidar das pessoas, está recebendo todo o cuidado necessário para uma recuperação rápida. Já ele estará de volta”, completou ela.
Ver essa foto no Instagram
Saiba mais:
- Cirurgia de emergência de Lula vira destaque internacional
- Cirurgia de emergência que perfurou crânio de Lula durou 2 horas; entenda o que é a Craniotomia
- Médicos atualizam estado de saúde de Lula após cirurgia: “Estável, conversando e se alimentando”
A cirurgia de Lula
A hemorragia intracraniana foi identificada após exames médicos de rotina, embora o presidente não apresente sintomas recentes. A queda, ocorrida em outubro, resultou em lesões na parte de trás da cabeça, exigindo pontos e a suspensão de compromissos internacionais por recomendação médica.
Apesar da hemorragia ser considerada uma evolução comum devido ao trauma, o agravamento surpreendeu a equipe médica. A cirurgia realizada teve como objetivo conter o sangramento e estabilizar o quadro do presidente.
Em coletiva de imprensa realizada pela manhã, a equipe médica informou nesta que Lula está estável e responde bem ao tratamento. O presidente continuará sob observação para garantir sua recuperação plena antes de retomar as atividades no governo.