Um dos principais autores do pedido de CPI da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o vereador William Alemão (Cidadania), afirmou à Rede Onda Digital que o requerimento com as 14 assinaturas necessárias será protocolado, nesta terça-feira (02/04), na procuradoria legislativa da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para início do processo de instauração. O parlamentar vai tentar colher mais assinaturas antes do despacho.
“Amanhã, durante a sessão plenária, eu irei deixar o documento à disposição dos demais vereadores que queiram assinar e participar da CPI. Depois de finalizar meu discurso, pretendo me reunir com os que assinaram para definir quem vai ficar como presidente, quem vai ficar como relator e vice-presidente”, declarou.
Leia mais:
“Tenho envergadura moral para capitanear a CPI da Semcom”, diz vereador Carpê Andrade
CPI instaurada: Caio André assina pedido de abertura de CPI da Semcom
Após o requerimento receber a 14ª assinatura, a do presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), ao término da sessão plenária desta segunda-feira (01/4), o vereador Capitão Carpê (Republicanos) manifestou interesse em presidir a comissão. O parlamentar é um dos autores da CPI.
“Eu me coloco à disposição para estar encabeçando, talvez como presidente ou como relator dessa CPI. Estamos na oposição desde o início, fazendo esse trabalho de fiscalização. Sou um dos vereadores mais econômicos e tenho envergadura moral para capitanear essa CPI. Independente de onde estiver, estarei contribuindo para que a verdade dos fatos seja mostrada”, declarou Carpê.
Ao ser questionado sobre o interesse em liderar a comissão investigadora, Alemão revelou a pretensão de conversar com todos que assinaram.
“Tenho interesse em presidir a comissão. Estamos dentro de uma democracia. Isso aqui nasceu entre 14 assinaturas, nasceu de três gabinetes, então acho mais justo conversarmos para ver quem realmente vai presidir a comissão”, detalhou.
Sem uma data oficial para iniciar os trabalhos da CPI na CMM, os vereadores acreditam que na próxima semana terão um cronograma inicial dos trabalhos da comissão.
Investigação
O objetivo da CPI é apurar denúncia sobre pagamento de dinheiro em espécie a um portal de notícias da capital, conforme vídeo divulgado pelo portal Metrópoles no dia 14 de março. As imagens, conforme a publicação, teriam sido gravadas no interior da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que funciona dentro das instalações da Prefeitura de Manaus.