Colar do Mérito de Contas: TCE-AM reconhece 21 personalidades que atuaram com excelência no serviço público

Foto: Joel Arthus.
Nesta sexta-feira (14/11), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou a entrega do Colar do Mérito de Contas, a mais alta honraria institucional. O ato foi um marco das comemorações pelos 75 anos da Corte.
A entrega das honrarias, realizada no Auditório Franco de Sá, condecorou 21 personalidades que foram reconhecidas pelo colegiado por suas contribuições à administração pública, à integridade institucional e ao desenvolvimento do Amazonas.
Ao cumprimentar os presentes, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou os princípios que orientam o trabalho daqueles que se dedicam à melhoria da gestão pública.
“O colar do Mérito de Contas não é um simples adorno, é um símbolo de reconhecimento público, um padrão de honra, um testemunho de que servir bem, que fazer o bem a muitos e, com constância, é o maior e o melhor de todos os bens. Vale mais do que qualquer tesouro material sobre a face da Terra, justo porque representa o que nada no mundo é capaz de comprar. A confiança de nossos cidadãos. O respeito das instituições e a consciência tranquila em razão do dever cumprido. Que este colar seja, portanto, um laurel e um estímulo constante para que as senhoras e os senhores agraciados continuem sendo paradigmas de serviço, de integridade, de sabedoria, de amor ao próximo e de devoção ao bem público”, declarou.
Representando o estado do Mato Grosso do Sul, senadora da República Soraya Vieira Thronicke (Podemos), agraciada, destacou o caráter inspirador da honraria.
“Receber a medalha do colar do mérito de contas é, para mim, o motivo de uma grande honra. Este colar, que, como bem disse a nossa presidente Ara, não é só um adorno, ele é de instinto e reconhece personalidades por seus relevantes serviços prestados ao interesse público e representa muito mais do que uma homenagem. É um incentivo, é um estímulo para todos nós, agentes públicos, para que redobremos o nosso compromisso com a ética, a responsabilidade e o zelo no trato do patrimônio público, do patrimônio que é de todos nós”, discursou.
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), registrou seu reconhecimento ao trabalho da Corte, e que os homenageados são reconhecidos por sua dedicação ao serviço público e privado, com foco em servir ao próximo e transformar vidas, priorizando a escuta das necessidades da comunidade
“O Tribunal, com essa visão moderna, desempenha esse papel de verdadeira parceria da gestão pública, contribuindo, acima de tudo, para atender, com transparência e seriedade à necessidade da população. Os 21 homenageados que aqui nasceram as diferentes vocações, eu penso que são homens e mulheres que têm missões e vocações em comum, alguns na vida pública, na vida institucional, mas muitos deles no ambiente privado, sempre alimentados do propósito de fazer o mesmo. O seu bem, de servir ao próximo e, acima de tudo, de transformar de forma real a vida das pessoas. São pessoas que, acima de tudo, estão aqui sendo homenageadas porque aprenderam a servir e não a se servir, acima de tudo, a ouvir a quem mais precisa”, frisou.
Saiba mais:
Envira passa por racionamento de energia e prefeito promete estabilização em até oito dias
Projeto sugere que farmácias do Amazonas aceitem receitas digitais para antibióticos
Nas redes sociais, os agraciados celebraram o reconhecimento, como foi o caso do vice-prefeito de Manaus, Renato Jr.
“Divido essa honra com o prefeito @davidalmeidaam e com todos os servidores com quem trabalhei que se esforçam dia e noite para entregar os melhores resultados”, frisou.
O deputado federal Fausto Jr. (UB), comentou em seu post: “Me motiva a seguir trabalhando sempre pelo fortalecimento do zelo sobre o bom uso do dinheiro público”.
Homenageados
– Aluízio Humberto Aires da Cruz Junior (in memoriam)
– David Gomes David
– Fausto Vieira dos Santos Junior
– Ministro Flávio Dino de Castro e Costa
– João Bosco Gomes Saraiva
– José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral
– Dom Luiz Soares Vieira
– Maria Emília de Rueda
– Márcio Michel Alves de Oliveira
– Martha de Aguiar Falcão (in memoriam)
– Nejmi Jomar Abdel Aziz
– Ralph Baraúna Assayag
– Renato Frota Magalhães
– Sandra Backsmann Braga
– Sebastião Domingos Gunza
– Soraya Vieira Thronicke
– Tadeu de Souza Silva
– Valdir Florindo
– Vanderley Bastos da Penha
– Virgílio Maurício Viana
– Ministro Vital do Rêgo Filho






