Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
CMM lamenta morte de líder comunitária em deslizamento de terra

CMM lamenta morte de líder comunitária em deslizamento de terra

Câmara Municipal de Manaus (CMM) manifestou profundo pesar pelo deslizamento de terra ocorrido nesta quarta-feira (19/03) na comunidade Fazendinha, zona Norte da capital amazonense. O incidente, provocado por uma forte chuva, resultou na morte da líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos.

Em nota oficial, o presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante), e os parlamentares da 19ª Legislatura destacaram a gravidade da tragédia e a necessidade de atenção redobrada às áreas de risco na cidade. Entre 14h e 16h, Manaus registrou um volume de precipitação de 58,60 mm, causando alagamentos e deslizamentos em diversas regiões.

Nota oficial da CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), em nome do presidente da Casa, David Reis (Avante), e de todos os parlamentares da 19ª Legislatura, manifesta profundo pesar pelo trágico deslizamento de terra ocorrido na comunidade Fazendinha, zona Norte da capital, nesta quarta-feira (19 de março), que vitimou a líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos.

Essa fatalidade evidencia a necessidade de atenção e união em momentos difíceis como este. Somente entre 14h e 16h, Manaus registrou 58,60 mm de precipitação, um volume significativo de chuva em curto período, o que contribuiu para alagamentos e deslizamentos em diversas áreas da cidade.

A Câmara se solidariza com os familiares e amigos da vítima, desejando força para enfrentar essa irreparável perda. 

A CMM também reconhece o empenho das equipes de resgate e assistência que atuam no local, prestando apoio às famílias afetadas.


Saiba mais:


Saiba quem é a líder comunitária que morreu

Sammya Costa Maciel, de 45 anos, era líder da comunidade Fazendinha, no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus. Ela morreu soterrada durante o deslizamento de terra que atingiu a rua da Paz na tarde desta quarta-feira (19/03).

Segundo os moradores, durante a chuva intensa, Sammya estava junto com o marido, e foi alertar uma família a abandonar a casa que ficava localizada em uma área de risco, devido a preocupação de tudo desabar. O barranco cedeu de repente, soterrando a casa e seis pessoas, incluindo ela, o marido, duas crianças e quatro adultos.

Todos foram retirados da lama, mas Sammya foi a última a ser socorrida, mas antes de chegar ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo ela morreu, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A líder comunitária era conhecida por sua dedicação ao Fazendinha, sempre atuando para proteger e ajudar os vizinhos, como fez em seus últimos momentos ao tentar salvar uma família.

Veja vídeos do resgate: