Cinco dos sete candidatos a prefeito de Manaus com direito à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começa nesta sexta-feira (30/08), precisam enviar os materiais promocionais gravados para a Central de Recebimento de Mídias, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A informação é da Corte.
Segundo a Portaria nº 01/2024, do TRE-AM, que instituiu a Central de Mídias, os partidos, coligações e federações podem enviar o material que será transmitido nas emissoras remotamente. A propaganda eleitoral gratuita para o primeiro turno das
eleições municipais será veiculada entre os dias 30 de agosto e 4 de outubro.
A entrega das mídias deve ocorrer com no mínimo seis horas de antecedência para o início da transmissão dos programas em rede. Isso obedecendo o horário de funcionamento da Central, que vai de 8h às 19h. No caso da TV, o material produzido deve ser encaminhado presencialmente em pen drive ou DVD.
Para os materiais de propaganda eleitoral dos candidatos do Amazonas que irão ao ar no rádio, pelos dois horários (6h e 11h), as gravações devem ser entregues no Tribunal Regional Eleitoral até às 17h do dia anterior, no formato de CD ou MP3. Do contrário, a Central de Mídia repetirá o último programa exibido.
Leia mais:
Horário eleitoral gratuito no rádio e TV começa nesta sexta-feira; entenda a divisão dos comerciais
Eleições de 2024: TRE-AM lança cartilha de propaganda eleitoral para orientar candidatos
O TRE-AM será responsável pela transmissão da propaganda dos partidos, coligações e federações no rádio e TV, por meio da Central de Recebimento de Mídias, que está instalada no térreo do prédio anexo da Corte. A equipe técnica do Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Amazonas (Sinderpam) será responsável pelos equipamentos para veiculação dos materiais dos candidatos.
A geração do sinal da propaganda eleitoral, em Manaus, para as emissoras de rádio e televisão será fornecida pela Rede Amazônica, durante todo o período. O backup das gravações ficará para a TV Encontro das Águas (antiga TV Cultura do Amazonas).
A ordem de exibição dos programas eleitorais dos candidatos à Prefeitura de Manaus no rádio e TV foi definida, em sorteio, pelo TRE-AM. Primeiro será o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e, em seguida, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), e por último, o atual prefeito David Almeida (Avante).
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e o professor da rede municipal, Gilberto Nascimento (PSTU), não terão direito ao horário gratuito devido os respectivos partidos não terem atingido a cláusula de barreira em 2022.