O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Manaus, Ralph Assayag, apresentou, nesta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um projeto, feito pela entidade, de revitalização do Centro da capital amazonense para evitar o que ele chamou de ‘fechamento do centro’
Assayag mostrou algumas possibilidades para revitalizar o Centro de forma autossustentável para que a população volte a se interessar a fazer compras no centro e também, retome o interesse em investir no local. Segundo ele, lojistas estão fechando lojas e pessoas estão deixando de ir ao centro por conta do número de roubos e de moradores de rua que cresceram na região.
“Eu estou falando de 70 mil pessoas que descem no centro por dia. Antes a maior procura pelo comércio era no centro, depois eram shopping. E isso hoje inverteu. Ninguém quer ir no centro. Tão perdendo isso e lojas estão fechando”, disse Ralph.
Leia também:
Tempestade de areia em Manaus: Entenda as causas do fenômeno
O presidente da CDL Manaus mostrou algumas possibilidades para a execução do projeto, seja com a construção de albergue, aluguel ou revitalização de prédios antigos, que pudessem abrigar entre 130 e 200 pessoas.
“Nós recebemos dos lojistas, comerciantes e moradores do centro da cidade a solicitação para que a gente pudesse melhorar a região. Diante isso, estamos pedindo a instalação de um albergue para os moradores de rua, que durante a noite não têm onde pernoitar, dormindo no chão, na frente dos hotéis” , explicou Assayag.
Ralph ouviu do líder do prefeito na CMM, Frasuá (PV) que buscará ações do executivo municipal para o local.
“É uma solução que não depende apenas de um Ente. Ela tem um caráter de vários Entes, várias responsabilidades que precisam atuar. Prefeitura tem que fazer sua parte, governo tem que fazer sua parte, órgãos específicos como o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), vários órgãos precisam atuar nisso. Da nossa parte e como liderança nós temos carinho e respeito pela CDL. Vamos trabalhar em comunhão com os outros Entes.”