Durante sessão plenária realizada nesta segunda-feira (28/04) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os alagamentos e desatres causados pelas fortes chuvas geraram debate e troca de farpas entre os vereadores Capitão Carpê (PL) e Raulzinho (MDB).
Tudo começou quando o vereador Capitão Carpê (PL) afirmou que encaminhou um requerimento solicitando informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) sobre as drenagens realizadas nos igarapés de Manaus desde 2021. Carpê ainda mostrou alguns dados que recolheu sobre investimentos realizados pela Prefeitura de Manaus.

Segundo Carpê, é obrigação da Prefeitura de Manaus investir em melhorias para a população mais vulnerável.
“Essas pessoas não moram nessas áreas porque querem, elas moram porque precisam, é necessidade delas. Então, é obrigação da prefeitura ter todos esses investimentos voltados para essas pessoas. As chuvas continuarão, e os problemas irão continuar? Tenho certeza que não tem como acabar 100% com os problemas, mas tem como minimizar tudo o que vem acontecendo na cidade de Manaus”, declarou.
O vereador ainda criticou a gestão municipal: “Dinheiro não falta, o que falta é vergonha na cara”.
Veja um trecho:
Carpê questiona investimentos da prefeitura para conter desastres em Manaus: “Dinheiro não falta, falta é vergonha na cara” pic.twitter.com/Lt2Z9U85BP
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 28, 2025
Saiba mais:
- União Progressista: políticos da CMM e ALEAM dividem mesmo partido sob comando de Wilson Lima
- Eleições 2026: Omar Aziz, David e Braga lançam movimento político “Amazonas Forte de Novo”
Raulzinho rebate falas de Capitão Carpê
A fala provocou resposta imediata do vereador Raulzinho, que, sem citar nomes diretamente, alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Alberto Neto (PL). Raulzinho, aliado político de Eduardo Braga (MDB) e parte do grupo formado também por Omar Aziz (PSD) e o prefeito David Almeida (Avante), ironizou:
“Em meio a esse discurso tão caloroso, lembrei até de um desenho, o He-Man, e eles parecem o Esqueleto, propagando o caos. Sendo que eles também têm culpa de tudo o que acontece na cidade de Manaus”.

Raulzinho destacou que, durante o governo Bolsonaro, houve oportunidade de destinar recursos para Manaus, mas isso não teria ocorrido.
“Vamos buscar lá atrás, quando outrora, o presidente deles teve a oportunidade de ajudar Manaus e o estado e não ajudou. O deputado federal deles tinha a oportunidade de destinar suas emendas para Manaus e não mandou. Cadê que eles falam sobre isso?”, questionou.
O vereador ainda defendeu a atual administração municipal.
“Qual é a construção que foi feita no governo deles? Não têm o que prestar conta, aí atacam. É uma tentativa de criar narrativa contra a prefeitura, o prefeito David Almeida e o vice-prefeito Renato Junior”, finalizou.
Veja:
Na CMM, Raulzinho rebate Carpê por questionar investimentos da prefeitura: “Não tem o que prestar conta, aí ataca” pic.twitter.com/afJlYMnjqL
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 28, 2025