O primeiro debate eleitoral na TV entre os candidatos à Prefeitura de Manaus após as convenções partidárias será nesta quinta-feira (8/08), a partir das 21h30, pela Band Amazonas. De sete postulantes a chefe do Poder Executivo na capital amazonense, cinco foram convidados pela emissora e todos confirmaram presença no evento, segundo apurou a Rede Onda Digital.
Na convenção do PL e Novo, no último sábado (3/08), que oficializou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair (Novo), como candidatos a prefeito e vice-prefeita de Manaus pela direita bolsonarista, o parlamentar garantiu que comparecerá em todos os debates até às eleições, em outubro. Em entrevista à Rede Onda Digital, Alberto Neto afirmou que “quem tem conteúdo e nada a esconder não pode fugir de debate”.
Nesta terça-feira (6/08), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), usou as redes sociais para confirmar a presença no debate e provocar dois adversários do pleito. Em um vídeo, Mandel “convida” o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que concorre à reeleição, e o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Aleam, a comparecerem ao encontro ao vivo na TV entre os rivais nas eleições municipais.
“Eu estarei lá [no debate] aguardando eles, de forma muito ansiosa, para fazer certos questionamentos”, disse Amom Mandel.
Algumas horas depois, Roberto Cidade postou também um vídeo nas redes sociais em resposta ao pedido de Mandel. Além de garantir a participação, o deputado estadual aproveitou para cutucar o adversário a quem acusa de “copiar” suas ações de pré-campanha e propostas de gestão.
“Agora eu só te peço uma coisa [Amom Mandel]. Quando você for falar das propostas, diga para as pessoas quem criou as propostas que você está copiando”, afirmou Cidade, candidato do grupo político do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).
Líder nas pesquisas eleitorais, o atual prefeito de Manaus, David Almeida, confirmou à Rede Onda Digital que irá para o debate. Ele não retrucou Mandel nas redes sociais mantendo a postura de evitar confrontos explícitos com os adversários.
Candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) pelo campo progressista em Manaus, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) enviou uma nota à imprensa para confirmar a presença no debate.
“A presença no debate é uma demonstração de respeito à população e amor à cidade. A ausência é desrespeito e desamor. Estarei presente nesse e em todos os debates. E espero que essa seja a conduta de todos que querem colocar seu nome a disposição para governar a cidade”, disse Ramos.
Barrados
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e o professor da rede municipal, Gilberto Vasconcelos (PSTU), não foram convidados para o debate eleitoral pela Band Amazonas por falta de representatividade dos respectivos partidos no Congresso Nacional. Este é um critério de participação adotado pela emissora para escolher os candidatos participantes.
Na segunda-feira (5/08), Barreto protocolou um requerimento à Band Amazonas para participar do debate eleitoral. Até o momento, a emissora não se manifestou.
“Eu entendo que eu posso contribuir para um bom debate. Tenho boas propostas e bons projetos. E eu tenho certeza que o propósito do debate é para permitir que o eleitor conheça as propostas dos candidatos”, finalizou o deputado.
Leia mais:
Senado foca na análise do novo Código Eleitoral antes do recesso
Como será o debate
O mediador do debate eleitoral da Band Amazonas nesta quinta-feira (08/08) à noite será o jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade. O evento será transmitido na TV aberta para todos os 62 municípios do Amazonas, no canal 413HD da SKY, com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no youtube @bandamazonas e no aplicativo Band Play.
O público também poderá acompanhar o debate na rádio Band News FM Difusora Manaus, em 93,7Mhz.
O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. As regras foram acertadas em comum acordo com os representantes dos partidos.
No primeiro bloco, seguindo a ordem definida em sorteio prévio, cada candidato vai poder se apresentar e responder uma pergunta da produção em um minuto.
No segundo bloco, candidato pergunta para candidato. Cada candidato, pergunta uma vez e escolhe o candidato que vai responder. Cada candidato escolhido só poderá responder uma vez.
No terceiro bloco, os candidatos respondem perguntas elaboradas por jornalistas e apresentadores da Band Amazonas e Rádio Band News FM. O jornalista faz a pergunta e sorteia o candidato que vai responder. O candidato por sua vez, sorteia outro candidato para comentar a resposta. O perguntado replica. Cada candidato só poderá responder e comentar uma vez.
No quarto bloco, mais uma rodada de pergunta entre candidatos com ordem inversa ao segundo bloco.
No quinto e último bloco tem as considerações finais. Cada candidato vai ter 1 minuto para se despedir do eleitor no debate.
Em caso de ofensa moral ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados da Band e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo de um minuto.