Na manhã de hoje, 7, o vereador Lissandro Breval (Avante) foi entrevistado no programa Fiscaliza Geral da Onda Digital. Ele falou sobre o que esperar dos trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para este ano, sob a nova presidência do vereador Caio André (PSC).
Breval disse:
“A vitória do vereador Caio André para a presidência foi um movimento de dentro da CMM e para a CMM, tenho muito orgulho de ter feito parte dele. Sou da mesa, integro a 3ª vice-presidência. A intenção é aproximar a população dessa legislatura, ir para os bairros. Temos que trazer isso para os jovens e a população em geral. Podem esperar uma Câmara ativa, presente e que vai fazer história na cidade.
O mais importante é dizer que a Câmara não está contra o prefeito. Estamos a favor da população. Precisamos votar projetos importantes para a população. As pessoas me perguntam, ‘você está contra o prefeito?’, e digo que não estou. Nosso diálogo é aberto e republicano, a gente conversa. Acho que isso é que tem que ser o Legislativo”.
Leia mais:
David Almeida anuncia concursos e obras em abertura de trabalhos na CMM
Roberto Sabino: “Vou bater muito para um projeto de metrô na CMM”
O vereador também abordou a questão da transparência, promessa da nova gestão da casa:
“O presidente determinou nível máximo de transparência, mensalmente com postagens nos portais, inclusive sobre as comissões que têm papel fundamental para o funcionamento da CMM. Hoje serão decididos os presidentes e membros das comissões, e a partir daí a gente começa o trabalho administrativo da Câmara, e vamos tentar ao máximo ser transparentes. O presidente Caio André tem pego demandas, falado sobre isso, e a CMM vai sim usar também dispositivos tecnológicos para estar na palma da mão da população, para que ela possa ver todos os dias o que está sendo feito e no que estamos gastando. Passamos a ser muito questionados quanto aos gastos dos vereadores, e a população tem que cobrar sim”.
Breval também foi perguntado sobre uma proposta de uma comissão para fiscalizar o poder público, de sua autoria. Ele respondeu:
“Essa ideia nasceu de uma conversa com o hoje deputado federal Amom Mandel. Estamos dando entrada. Hoje, a demora é um grande problema. Se você recebe uma denúncia, até pedir requerimento, ser aprovado na mesa… Demora muito. O objetivo dessa comissão, que já existe na Câmara dos Deputados e no Senado, é dar uma celeridade a essas demandas de fiscalização. É preciso dar retorno à população, e precisamos dessa ferramenta. Essa comissão anda ao lado da gestão municipal, aponta qualquer erro e a gestão vai lá e conserta. Temos que parar com essa coisa de ‘ah, você é do contra’. Nosso objetivo é apenas ter uma ferramenta que dê uma resposta mais rápida pra população. E acredito que ela vai ser aprovada sim”.
A entrevista completa com o vereador Lissandro Breval pode ser conferida aqui.