As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Câmara mantém comando das comissões e prevê votações antes do carnaval

Líderes partidários fecham acordo para preservar distribuição dos colegiados e avançar com MPs e PEC da Segurança nas próximas semanas
28/01/26 às 14:45h
Câmara mantém comando das comissões e prevê votações antes do carnaval

Arquivo/Câmara dos Deputados

Após acordo proposto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em reunião de líderes realizada nesta quarta-feira (28/1), ficou definido que as comissões permanentes da Casa continuarão sob o comando dos mesmos partidos que as presidiram no ano passado.

Segundo o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), a instalação das comissões é prioridade para a próxima semana. As bancadas devem se reunir nos próximos dias para indicar os parlamentares que vão presidir os colegiados, com a previsão de que as comissões estejam instaladas antes do carnaval.

Guimarães também informou que duas medidas provisórias devem entrar na pauta da Câmara na semana que vem. A MP 1312/25 abre crédito extraordinário de R$ 83,5 milhões para o setor rural. Já a MP 1313/25 cria o Programa Gás do Povo, nova política pública federal voltada à ampliação do acesso ao gás de cozinha no país.


Saiba mais: 

Furto de celular pode render até 8 anos de prisão com novo projeto no Senado

Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é condenada por corrupção e pega 20 anos de prisão


A reunião de líderes contou ainda com a participação do relator da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança, deputado Mendonça Filho (União-PE). Ele ressaltou que o tema é prioridade para o Legislativo e afirmou que a PEC deve ser votada na semana seguinte ao carnaval.

Antes disso, Mendonça Filho pretende se reunir com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, na próxima terça-feira (3/2), além de promover encontros com as bancadas para buscar consenso e receber sugestões ao texto.

“Vou fazer uma apresentação para as bancadas na primeira e na segunda semana de fevereiro e, logo após o carnaval, nos dias 23 e 24, vamos votar o tema na comissão especial e no Plenário”, afirmou o parlamentar.

 

 

 

 

*Com informações de Agência Câmara de Notícias.