As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Comissões da CMM visitam laboratórios e defendem implantação do exame de DNA-HPV em Manaus

Rede municipal tem estrutura para iniciar exame de DNA-HPV e fortalecer prevenção ao câncer de colo do útero, segundo parlamentares
17/10/25 às 11:22h
Comissões da CMM visitam laboratórios e defendem implantação do exame de DNA-HPV em Manaus

A iniciativa é um desdobramento direto da Audiência Pública realizada no dia 7 de outubro, que discutiu os motivos pelos quais o Amazonas ficou de fora da primeira fase de implementação do teste – Foto: Cleuton Silva/Dicom

Vereadores que compõem comissões da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizaram visita técnica ao Laboratório Distrital Oeste e ao Laboratório de Especialidades Dr. Sebastião Marinho, unidades da rede municipal de saúde. O objetivo da visita foi verificar, in loco, nessa quarta-feira (15/10), a capacidade de implantação do exame de DNA-HPV no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme as novas diretrizes do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer do colo do útero.

A comitiva contou com o presidente da Comissão de Saúde, Rosivaldo Cordovil (PSDB), e os membros Marcelo Serafim (PSB), farmacêutico bioquímico, e Sérgio Baré (PRD), que também é da área da Saúde; além do vereador Gilmar Nascimento (Avante), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A visita também foi um desdobramento direto da Audiência Pública realizada no dia 7 de outubro, conduzida por Gilmar Nascimento, que discutiu os motivos pelos quais o Amazonas ficou de fora da primeira fase de implementação do teste de DNA-HPV pelo Ministério da Saúde.

“A visita serviu para comprovar o que ouvimos na audiência: Manaus está preparada. Saio daqui muito feliz, porque vi um centro de referência funcionando, que faz todo o controle da citologia, tuberculose e cultura de grávidas. É um local que já realiza o Papanicolau e que tem plena condição de oferecer o exame de DNA-HPV”, afirmou Gilmar.

Já o presidente da Comissão de Saúde da CMM, reforçou o compromisso do Legislativo Municipal com a prevenção do câncer de colo do útero e com a ampliação do acesso das mulheres ao diagnóstico precoce.

“Vimos uma verdadeira linha de produção. A qualidade dos profissionais é excelente. A comissão está atenta e continuará atuando não só na prevenção do HPV, mas também em outras frentes da saúde pública”, declarou Cordovil.

A diretora do laboratório, Alyne Brayner, explicou que a unidade já conta com equipe capacitada, estrutura física e equipamentos para iniciar a nova modalidade de diagnóstico assim que for definido o modelo de teste a ser adotado pela rede.

“O Amazonas tem condições suficientes para realizar esse exame. O laboratório tem recursos humanos preparados, e estamos aguardando apenas a definição do tipo de teste genético. Já realizamos exames de citopatologia e somos referência no SUS. Estamos prontos, sim, para iniciar o DNA-HPV”, destacou.


Saiba mais: 

Semasc diz que novas unidades de acolhimento vão receber mais pessoas em situação de rua

Programa “Conexão Segura” quer conscientizar sobre os perigos do stalking e do cyberstalking


Exame de DNA-HPV

O exame de DNA-HPV de alto risco representa um avanço expressivo em relação ao tradicional Papanicolau. Por ser um teste molecular, ele identifica diretamente o material genético dos tipos de HPV de alto risco, especialmente os tipos 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero invasivo.

Estudos realizados na América Latina mostram que o exame é quatro vezes mais eficaz na detecção de lesões de alto grau e permite aumentar o intervalo entre os exames de 3 para até 5 anos, com segurança. A adoção do rastreamento molecular pode reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero em até 81%, segundo modelos de custo-efetividade aplicados em países vizinhos.