As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Câmara convida Silas Malafaia para debater união poliafetiva

06/11/23 às 23:17h
Câmara convida Silas Malafaia para debater união poliafetiva

Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, é o único pastor convidado para o debate. (Foto: Reprodução)

O pastor Silas Malafaia foi convidado a participar da audiência pública da Comissão de Família da Câmara para debater um Projeto de Lei que pretende proibir o registro de união poliafetiva em cartórios. A audiência será nesta quarta-feira (8).

Além de Malafaia, outros dois debatedores estarão presentes na audiência: Marcos Alves, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Família do Instituto Brasileiro de Direito de Família, e Pablo Gagliano, juiz e membro da Academia Brasileira de Direito Civil.

A pauta faz parte das análises discutidas na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. A audiência foi proposta pelo deputado federal Francisco Eurico da Silva (PL-CE), conhecido como Pastor Eurico, que pede a proibição de registros de união poliafetiva.

Dos três convidados para a audiência pública, Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, é o único pastor.


Leia mais:

Oposição se prepara para tentar mudar GLO de Lula no Congresso

Pacheco confirma votação da reforma tributária no Senado esta semana


A sessão temática visa discutir o Projeto de Lei (PL) 4.302/2016, que propõe a proibição do reconhecimento em cartório da “poligamia” – termo utilizado no texto para descrever esse tipo de união no Brasil -, de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP). A proposta acrescenta um dispositivo na Lei de União Estável para vetar o reconhecimento da união poliafetiva, formada por mais de um convivente.

No texto, o parlamentar avalia que “reconhecer a poligamia no Brasil é um atentado que fere de morte a família tradicional em total contradição com a nossa cultura e valores sociais”.

O advogado Álvaro Klein, que representa um trisal que teve sua união estável reconhecida pela Justiça do Rio Grande do Sul, alegou que foi convidado para a audiência pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE), mas após ler o material do convite recusou a participação.

“Esse deputado me ligou perguntando se eu participaria de uma exposição, audiência pública, no âmbito do projeto de lei do poliamor. Dei uma olhada e pensei que não tinha o porquê de não participar, falei que podia”.

No entanto, ao receber informações de que o debate seria com Silas Malafaia sobre o projeto de proibição, Klein decidiu não participar, alegando que, como advogado, não poderia debater os direitos dessas pessoas.

Na visão do advogado Álvaro Klein, a proposta de Carvalho é inconstitucional.

“Não vai passar, mas, passando, deve ser barrado no STF, na esteira da análise de possibilidade de casamento de pessoas do mesmo sexo”, disse.

Câmara convida Silas Malafaia para debater união poliafetiva - Rede Onda Digital