O vereador Zé Ricardo (PT) confirmou que no dia 6 de maio, terça-feira, às 13h30, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizará uma Audiência Pública sobre a tarifa do transporte público, onde recentemente sofreu aumento de R$ 6.
Em entrevista à Rede Onda Digital, o parlamentar questionou a mudança na tarifa do transporte público de Manaus.
“Dá onde saiu esse valor de mais de 9 (nove) reais da tarifa? A definição desse valor a ser cobrada da população a 6 (seis) reais e o subsídio que está sendo repassado para as empresas”, indagou o vereador do PT.
Câmara Municipal de Manaus terá Audiência Pública sobre tarifa do transporte público pic.twitter.com/HQPuGCfTrg
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2025
Segundo o vereador, a expectativa é antecipar a data da audiência, se possível. A ideia é chamar os representantes da Prefeitura de Manaus para abordar não somente as cobranças voltadas para o reajuste, mas principalmente, pedir mais transparência em trâmites assim.
Saiba mais:
Ausente na CMM, David Reis está como prefeito em exercício de Manaus
“Pretendemos entrar ainda com representação no Ministério Público para insistir na questão da investigação sobre os cursos do sistema de transporte porque não há informações que não são colocadas à disposição nem da Câmara nem pros membros da sociedade”, frisou o parlamentar.
Conforme Zé Ricardo, inicialmente, a Audiência Pública seria realizada antes do decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), que entrou em vigor a partir de 0h deste domingo (20/4). “Só que o prefeito pegou todo mundo de surpresa, aproveitou o feriado, a Semana Santa e o feriado de Tiradentes, e no sábado santo ele assinou e já começou a valer no domingo de Páscoa esse reajuste da tarifa”, completou.

“Então realmente ficamos surpresos com essa decisão tomada. No mínimo, deveria ter um anúncio, uma discussão, uma apresentação dessa planilha para saber da onde saiu esse valor para justificar por quê reajustar nesse montante”, pontuou o parlamentar.
*Colaborou a repórter Vanessa Goudim.