As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Câmara aprova proposta que permite visita de animais a pacientes internados em hospitais

Câmara aprova proposta que permite visita de animais a pacientes internados em hospitais

A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autoriza a entrada de animais domésticos em hospitais públicos e privados para visitar pacientes internados.

De acordo com o texto, a presença dos animais ficará condicionada a três requisitos: autorização da equipe médica responsável, apresentação de comprovante de vacinação e atestado de saúde e comportamento emitido por veterinário, além da compatibilidade da espécie e do porte do animal com as condições de segurança e funcionamento da unidade.

A proposta aprovada é um substitutivo do relator, deputado Bruno Ganem (Pode-SP), ao Projeto de Lei 3845/21, de autoria do deputado José Nelto (União-GO), que tramita junto a outros três projetos sobre o mesmo tema.

Segundo o texto, a entrada de animais será proibida em áreas com controle especial de infecção, como unidades de terapia intensiva (UTI), centros cirúrgicos, setores de isolamento e locais de manipulação de medicamentos e alimentos. Além disso, cada instituição de saúde poderá definir regras complementares para regulamentar as visitas, podendo restringi-las por razões clínicas, epidemiológicas ou técnicas.

O relator destacou que a presença de animais pode trazer benefícios aos pacientes. “A presença de animais em ambientes hospitalares contribui para a redução da ansiedade, a melhora da resposta imunológica e o favorecimento da recuperação física e emocional de pacientes internados”, afirmou Ganem.

O texto também prevê punições para o descumprimento das regras, com aplicação de sanções previstas na legislação sanitária, além de outras medidas administrativas, civis ou penais.


Saiba mais: 

28 de Agosto: Qual a origem da data que nomeia o Hospital e Pronto-Socorro de Manaus?

Inclusão: Proposta garante uso do nome social por pessoas trans e travestis em órgãos públicos no AM


Caso seja aprovada, ainda precisará passar pelo Senado antes de virar lei.

*Com informações de Agência Câmara de Notícias