Convidados por entidades de Israel, o governador de São Paulo e de Goiás, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (União Brasil), respectivamente, desembarcaram em Israel, no último domingo (17/03), dando início à agenda oficial e deverão permanecer no país até sexta (22/03).
Além de se reunir com o presidente de Israel, Isaac Herzog, os governadores se encontrarão, também, com o premiê israelense Benjamin Netanyahu. O encontro ocorre devido atrito das relações diplomáticas entre Brasil e Israel, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tecer críticas à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.
Leia mais:
Lula compara ataques de Israel em Gaza com atos de Hitler e Netanyahu reage
Chanceler Mauro Vieira defende declarações de Lula sobre ofensiva de Israel em Gaza
Além da reunião com os principais chefes de Estado, Tarcísio e Caiado participarão de um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, e visitarão locais históricos da região, como a Cidade Antiga de Jerusalém, o Museu do Holocausto, a Biblioteca Nacional Israelense e o Monte das Oliveiras.
Nas redes sociais, o governador de Goiás postou fotos do evento, um jantar que contou com a participação do representante da comunidade judaico-brasileira em Israel, Alberto Rabinonovich.
Após um mês da polêmica declaração do presidente do Brasil, as relações Brasil-Israel ainda se encontram estremecidas. Lula foi declarado persona non grata e o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, precisou retornar ao Brasil sem previsão de retorno.