As buscas pelo nome da primeira-dama Janja Lula da Silva atingiram níveis históricos nos Estados Unidos em novembro de 2024, segundo o Google Trends. O aumento ocorreu após Janja mandar o bilionário Elon Musk “se f**er” em inglês, durante um evento paralelo ao G20, no Rio de Janeiro, no dia 16 de novembro.
Durante o evento, a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou não ter medo do bilionário sul-africano e declarou: “Fu** you, Elon Musk”. O xingamento gerou repercussão imediata na mídia internacional.
Elon Musk, líder do Departamento de Eficiência Governamental no governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, reagiu à declaração com ironia. Ele afirmou ter “rido alto” e que o grupo de Lula vai ser derrotado na próxima eleição. Musk também é dono do X, da Starlink e da Space X.
Conforme o Google Trends, uma ferramenta que calcula o interesse de buscas no Google, o nome de Musk ficou em 1º lugar em “assuntos relacionados” em ascensão à primeira-dama no mês de novembro nos EUA.
Os termos: “Janja Elon”, “Janja Elon Musk”, “O que Janja falou”, “Janja no G20” e “fu** you” ocuparam respectivamente o top 5 de buscas relacionadas à primeira-dama globalmente.
Saiba mais:
- Médicos atualizam estado de saúde de Lula após cirurgia: “Estável, conversando e se alimentando”
- VÍDEO: Janja chama homem-bomba que explodiu na frente do STF de “bestão”
No Brasil, as pesquisas por Janja cresceram 550% em novembro, em comparação ao mês anterior, marcando o segundo maior pico desde sua posse como primeira-dama em janeiro de 2023.
Perguntas mais buscadas sobre Janja no Brasil em novembro de 2024:
- “O que Janja falou de Elon Musk?”;
- “Quem é Janja?”;
- “Quantos anos tem a Janja?”;
- “O que Janja fez?”;
- “Qual o nome da Janja?”;
- “Como Lula conheceu Janja?”;
- “Onde Janja conheceu Lula?”;
- “Por que Janja xingou Elon Musk?”;
- “De onde é Janja?”;
- “O que Elon Musk respondeu para Janja?”.
Ainda segundo o Google Trends,em 17 e 18 de novembro, as buscas pela primeira-dama ultrapassaram as pesquisas feitas pelo presidente Lula. Esses foram os únicos dias de 2024 em que essa ultrapassagem de interesse de busca aconteceu.
Integrantes do governo e da diplomacia brasileira avaliam o episódio de forma negativa. Segundo eles, isso constrange a gestão do presidente Lula e dificulta a aproximação do Brasil com os Estados Unidos em um novo contexto político.
Relembre a fala de Janja:
*Com informações de Poder 360