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BR-319: Sidney Leite rebate ambientalistas que são ‘contra’ pavimentação da estrada

Nesta segunda-feira (17/02), o deputado federal Sidney Leite (PSD) se manifestou sobre a polêmica pavimentação da BR-319, em entrevista ao programa ‘Lomittas Tá On’, da Rede Onda Digital. O parlamentar rebateu críticas de ambientalistas e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que são contra a pavimentação da estrada por riscos ambientais.

Em sua declaração, Sidney argumentou que a população do Amazonas não pode continuar isolada e fez um comparativo com outros estados brasileiros.

“O que o Amazonas não pode é ser colocado no isolamento, porque nós só estamos lutando para ter uma estrada e não duas […] Aí tem gente que diz assim: ‘vocês querem estrada pra passear’. E se for? Quer dizer que os outros estados podem, todo mundo pode e o amazonense não tem esse direito!?”, disse.


Saiba mais:


A polêmica em torno da BR-319

A BR-319, rodovia de 877 km que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), é um dos temas mais controversos na política ambiental do Brasil. Enquanto o governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defende sua reestruturação, especialistas apontam riscos para a Amazônia.

Em setembro de 2024, Lula garantiu que a pavimentação da BR-319 será realizada.

“Vamos preparar o Estado para entregar definitivamente a ligação entre Manaus e Porto Velho”, afirmou o presidente.

A declaração foi interpretada como um recado para a ministra Marina Silva, que adota uma postura cautelosa e defende estudos técnicos mais aprofundados.

BR-319: Sidney Leite rebate ambientalistas que são 'contra' pavimentação
(Foto: Rede Onda Digital)

Impasse histórico e impacto ambiental

Construída entre 1968 e 1973, a BR-319 foi abandonada na década de 1980, engolida pela floresta. Tentativas de reativá-la enfrentam resistência ambiental, que teme a expansão do desmatamento e a falta de governança na região. Segundo o Ibama, a licença prévia concedida em 2022 pelo governo Bolsonaro para a obra é considerada nula e juridicamente questionável.

A pavimentação da BR-319 segue como um dos principais impasses entre setores do governo e ambientalistas. Para os defensores, a rodovia representa integração e desenvolvimento para a região amazônica. Para os opositores, a estrada pode acelerar o desmatamento e ameaçar um dos biomas mais importantes do planeta. O debate promete continuar no centro da política nacional nos próximos meses.

Confira a entrevista completa:

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Nesta segunda-feira (17/02), o deputado federal Sidney Leite (PSD) se manifestou sobre a polêmica pavimentação da BR-319, em entrevista ao programa ‘Lomittas Tá On’, da Rede Onda Digital. O parlamentar rebateu críticas de ambientalistas e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que são contra a pavimentação da estrada por riscos ambientais.

Em sua declaração, Sidney argumentou que a população do Amazonas não pode continuar isolada e fez um comparativo com outros estados brasileiros.

“O que o Amazonas não pode é ser colocado no isolamento, porque nós só estamos lutando para ter uma estrada e não duas […] Aí tem gente que diz assim: ‘vocês querem estrada pra passear’. E se for? Quer dizer que os outros estados podem, todo mundo pode e o amazonense não tem esse direito!?”, disse.


Saiba mais:


A polêmica em torno da BR-319

A BR-319, rodovia de 877 km que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), é um dos temas mais controversos na política ambiental do Brasil. Enquanto o governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defende sua reestruturação, especialistas apontam riscos para a Amazônia.

Em setembro de 2024, Lula garantiu que a pavimentação da BR-319 será realizada.

“Vamos preparar o Estado para entregar definitivamente a ligação entre Manaus e Porto Velho”, afirmou o presidente.

A declaração foi interpretada como um recado para a ministra Marina Silva, que adota uma postura cautelosa e defende estudos técnicos mais aprofundados.

BR-319: Sidney Leite rebate ambientalistas que são 'contra' pavimentação
(Foto: Rede Onda Digital)

Impasse histórico e impacto ambiental

Construída entre 1968 e 1973, a BR-319 foi abandonada na década de 1980, engolida pela floresta. Tentativas de reativá-la enfrentam resistência ambiental, que teme a expansão do desmatamento e a falta de governança na região. Segundo o Ibama, a licença prévia concedida em 2022 pelo governo Bolsonaro para a obra é considerada nula e juridicamente questionável.

A pavimentação da BR-319 segue como um dos principais impasses entre setores do governo e ambientalistas. Para os defensores, a rodovia representa integração e desenvolvimento para a região amazônica. Para os opositores, a estrada pode acelerar o desmatamento e ameaçar um dos biomas mais importantes do planeta. O debate promete continuar no centro da política nacional nos próximos meses.

Confira a entrevista completa:

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