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BR-319: Eduardo Braga firma compromisso da bancada e governo federal para liberação da rodovia ainda este ano

Amazonas
(Foto: Geraldo Magela/Senado)
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    18 de fevereiro de 2025 às 15:12

    O senador Eduardo Braga (MDB-AM) voltou a frisar a importância da BR-319 e comentou sobre as tratativas que estão sendo realizadas, junto a bancada amazonense com o presidente Lula (PT), para a liberação ter início ainda neste ano. Segundo Braga, a licitação precisa ser feita logo no primeiro semestre para aproveitar o período do verão.

    “Há um compromisso do presidente Lula, assumido não apenas comigo. Inclusive, no dia que ele declarou o compromisso, estávamos eu, senador Omar e o prefeito David Almeida, nós fomos levar ao presidente alguns projetos da cidade de Manaus, projetos estruturantes e importantes, e ele quando viu eu e o Omar entrando na sala disse: ‘tenho uma notícia para vocês dois’, aí nós dissemos: ‘qual presidente?’, (Lula disse) ‘a BR-319 vai sair, vamos liberar a BR-319’”, anunciou Braga em entrevista à emissora A Crítica.

    Para Braga, a liberação deve ser feita logo no primeiro semestre, “por causa do verão, para que a gente possa licitar, contratar e iniciar as obras, por que as primeiras obras serão as pontes de concreto, três delas já licitadas”, disse o senador, frisando a ponte que desabou no Araçá e a ponte que desabou no Autaz Mirim, ficarão prontas até agosto, e até dezembro, a ponte do Igapó Açu vai estar concluída. Ainda vão pensar numa ponte que interliga o rio Solimões a BR-319, mas isso só vai ser pensado depois da liberação da rodovia.


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    De acordo com o parlamentar, os estudos ambientais estão todos concluídos pelo grupo de trabalho do governo federal, que analisa a trafegabilidade e vê condições favoráveis para a via ser enfim viabilizada.

    “Os estudos ambientais estão todos concluídos. Os estudos de impacto de flora, fauna e de impactos aos povos indígenas estão todos concluídos. Portanto, o estudo do grupo de trabalho que o presidente Lula montou para estudar a viabilidade da BR-39 também está concluído, está publicado, dizendo, ‘sim, é viável’”, declarou o senador.

    Braga ainda fez uma alfinetada à ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, que fez falas consideradas infelizes, que questionavam a pavimentação e liberação da rodovia.

    “Então, o que significa a BR-319 para os amazonenses? É a diferença entre a vida e a morte. E a ministra Marina Silva precisa entender isso. Ela precisa compreender isso. E o presidente Lula precisa tomar a decisão política e liberar a BR-319 para que nós possamos liberar a BR-319, não apenas transitável, porque ela não estava transitável quando o presidente chegou novamente”, assegurou.

    O senador ainda lembrou do período que esteve como governador do Estado, e ressaltou como naquela época a rodovia foi essencial aos amazonenses, principalmente nos períodos de seca severa.

    “Eu me lembro, era governador do Estado em 2005, quando nós tivemos uma grande seca no Estado do Amazonas. E naquela época, a BR-319 já foi fundamental para que Manaus não desabastecesse. Depois, nós tivemos novamente a BR-319 sendo muito importante durante outra grande estiagem no ano retrasado. Se não fosse a BR-319, nós teríamos nos desabastecido”, frisou o senador.

    Segundo o parlamentar, todo o ano, são obrigados a tirar material para manutenção das pontes de madeira, e isso tudo tem impacto ambiental, por isso, asfaltar a BR-319 é essencial.

    “Portanto, é uma burrice não asfaltar a BR-319. O impacto ambiental de recompor as pontes de madeira é maior do que se elas fossem de concreto hoje, porque todos os anos nós temos que derrubar uma árvore para poder fazer a madeira para recuperar a ponte de madeira, então é uma burrice não licenciar a BR-319, além da questão humanitária, além da questão do desenvolvimento, etc, do ponto de vista econômico também é uma burrice, porque a gente gasta uma fortuna para poder manter a trafegabilidade da BR e no ano seguinte nós temos que gastar de novo uma fortuna, porque é destruído pelo inverno”, destacou.

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    O senador Eduardo Braga (MDB-AM) voltou a frisar a importância da BR-319 e comentou sobre as tratativas que estão sendo realizadas, junto a bancada amazonense com o presidente Lula (PT), para a liberação ter início ainda neste ano. Segundo Braga, a licitação precisa ser feita logo no primeiro semestre para aproveitar o período do verão.

    “Há um compromisso do presidente Lula, assumido não apenas comigo. Inclusive, no dia que ele declarou o compromisso, estávamos eu, senador Omar e o prefeito David Almeida, nós fomos levar ao presidente alguns projetos da cidade de Manaus, projetos estruturantes e importantes, e ele quando viu eu e o Omar entrando na sala disse: ‘tenho uma notícia para vocês dois’, aí nós dissemos: ‘qual presidente?’, (Lula disse) ‘a BR-319 vai sair, vamos liberar a BR-319’”, anunciou Braga em entrevista à emissora A Crítica.

    Para Braga, a liberação deve ser feita logo no primeiro semestre, “por causa do verão, para que a gente possa licitar, contratar e iniciar as obras, por que as primeiras obras serão as pontes de concreto, três delas já licitadas”, disse o senador, frisando a ponte que desabou no Araçá e a ponte que desabou no Autaz Mirim, ficarão prontas até agosto, e até dezembro, a ponte do Igapó Açu vai estar concluída. Ainda vão pensar numa ponte que interliga o rio Solimões a BR-319, mas isso só vai ser pensado depois da liberação da rodovia.


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    Braga ainda fez uma alfinetada à ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, que fez falas consideradas infelizes, que questionavam a pavimentação e liberação da rodovia.

    “Então, o que significa a BR-319 para os amazonenses? É a diferença entre a vida e a morte. E a ministra Marina Silva precisa entender isso. Ela precisa compreender isso. E o presidente Lula precisa tomar a decisão política e liberar a BR-319 para que nós possamos liberar a BR-319, não apenas transitável, porque ela não estava transitável quando o presidente chegou novamente”, assegurou.

    O senador ainda lembrou do período que esteve como governador do Estado, e ressaltou como naquela época a rodovia foi essencial aos amazonenses, principalmente nos períodos de seca severa.

    “Eu me lembro, era governador do Estado em 2005, quando nós tivemos uma grande seca no Estado do Amazonas. E naquela época, a BR-319 já foi fundamental para que Manaus não desabastecesse. Depois, nós tivemos novamente a BR-319 sendo muito importante durante outra grande estiagem no ano retrasado. Se não fosse a BR-319, nós teríamos nos desabastecido”, frisou o senador.

    Segundo o parlamentar, todo o ano, são obrigados a tirar material para manutenção das pontes de madeira, e isso tudo tem impacto ambiental, por isso, asfaltar a BR-319 é essencial.

    “Portanto, é uma burrice não asfaltar a BR-319. O impacto ambiental de recompor as pontes de madeira é maior do que se elas fossem de concreto hoje, porque todos os anos nós temos que derrubar uma árvore para poder fazer a madeira para recuperar a ponte de madeira, então é uma burrice não licenciar a BR-319, além da questão humanitária, além da questão do desenvolvimento, etc, do ponto de vista econômico também é uma burrice, porque a gente gasta uma fortuna para poder manter a trafegabilidade da BR e no ano seguinte nós temos que gastar de novo uma fortuna, porque é destruído pelo inverno”, destacou.

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