As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Bolsonaro planeja reverter cortes em programas de atendimento à população

15/09/22 às 08:46h
Bolsonaro planeja reverter cortes em programas de atendimento à população

Farmácia Popular é uma das iniciativas que entraram no alvo de reordenamento fiscal. Foto: Divulgação

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou ao Congresso Nacional uma proposta de Orçamento para 2023 com um corte de ao menos 50% em verbas para custear programas como Mais Médicos, Farmácia Popular e a saúde indígena.

A menos de 20 dias das eleições, a redução motivou um alerta na equipe de campanha de Bolsonaro, em especial quanto ao Farmácia Popular, programa de distribuição gratuita ou com desconto de medicamentos. O chefe do Executivo concorre à reeleição, mas está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A medida vai afetar programas centrais no atendimento à população, o que casou o temor de repercussão negativa nas urnas. Bolsonaro decidiu acionar os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Paulo Guedes (Economia) para tentar rever o corte no Farmácia Popular.

 

Leia mais:

Deputados aproveitarão visita de Bolsonaro a Manaus para tentar reverter decretos sobre IPI

 

 

Diante da repercussão negativa das reduções, Guedes citou o programa ao sinalizar, nesta quarta-feira (14), uma recomposição dos recursos da Saúde por meio de mensagem modificativa do Orçamento.

Apesar do pedido de Bolsonaro e da sinalização de Guedes, ainda não foi enviada qualquer comunicação formal ao Congresso. Técnicos ressaltam que isso só deve ser feito após as eleições.

 

Via Folhapress

Bolsonaro planeja reverter cortes em programas de atendimento à população - Rede Onda Digital