Em uma disputa acirrada pela presidência da República, o resultado definido pela apuração dos votos válidos, é que os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se enfrentam no segundo turno das Eleições Gerais 2022.
Com 97% das urnas apuradas da votação realizada neste domingo, 2 de outubro, o candidato do PL, teve 43,70%, enquanto o petista, 47,84%.
De volta ao cenário político após ter deixado o poder com um invejável índice de mais de 80% de popularidade, Lula, o candidato de esquerda, liderou boa parte das entrevistas de intenções de voto, e chegou ao segundo turno com o vento a favor.
Bolsonaro, ex-capitão do Exército, está no fim de um mandato de quatro anos, marcado por crises, especialmente por conta da gestão criticada durante a pandemia de covid-19, que deixou 686.000 mortos, e o desafio constante às instituições democráticas. Ele mantém o apoio sólido do eleitorado evangélico, do agronegócio e dos setores mais conservadores, que defendem uma sociedade baseada em Deus.