Cumprimento frio: Omar Aziz e David Almeida se encontram após rumores de ruptura

Encontro entre Omar Aziz e David Almeida no TCE-AM (Foto: BNC Amazonas).
A posse da conselheira Yara Lins para o terceiro mandato no comando do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), nesta segunda (1º/12), ganhou olhares atentos para o encontro entre o senador Omar Aziz e o prefeito de Manaus David Almeida. Foi o primeiro ato público que reuniu os dois depois de uma suposta ruptura que vinha sendo ventilada nos bastidores para as eleições de 2026.
Veja a cena:
Leia mais:
David Almeida rebate possibilidade de inelegibilidade: “Estão atirando no alvo errado”
A relação entre eles teria azedado quando, em entrevista recente à imprensa, Almeida disse que pode não apoiar a candidatura de Aziz ao Governo do Estado, ao contrário do que havia prometido em julho.
“Eu estou fechado [com Omar], meu apoio, mas eu já estou percebendo e eu posso mudar meu apoio. Se esse cerco continuar se fechando, eu posso mudar meu apoio”, declarou Almeida, em live no dia 13 de novembro.
Almeida teria feito referência a duas movimentações políticas que, no seu entender, tiveram influência de Aziz: a reprovação das contas de Almeida na Comissão de Assuntos Econômicos da ALE-AM (Assembleia Legislativa); e a autorização que o Tribunal de Justiça (TJAM) deu para que o Ministério Público estadual instaurasse sete inquéritos criminais contra o prefeito. Aziz não comentou as insinuações.
Hoje, portanto, foi o primeiro encontro dos dois após esse suposto rompimento. Aziz chegou cedo ao TCE, e Almeida só chegou quando o evento estava prestes a começar.
Na disposição da mesa, Aziz e Almeida foram separados por oito cadeiras. Entre eles, dessa forma, ficaram o governador Wilson Lima (União Brasil), o vice-governador Tadeu de Souza (Avante), o vice-presidente do TJAM, Airton Gentil, o presidente da ALEAM, Roberto Cidade (União Brasil), e a presidente do TCE, Yara Lins.
No encerramento do evento, o senador cumprimentou todos na mesa, com Almeida por último, e os dois trocaram apenas um aperto de mão seco e protocolar. O prefeito ficou sentado enquanto o senador se movimentava.
Terceiro mandato
Yara Lins segue para o seu terceiro mandato no comando da Corte de contas do Estado. A conselheira é a primeira mulher do Poder Judiciário a presidir o TCE-AM. O corpo diretivo também foi oficializado para o biênio 2026–2027, com Josué Cláudio Neto na vice-presidência, Luis Fabian Barbosa na Corregedoria-Geral, Mario de Mello na Ouvidoria e Júlio Pinheiro na Escola de Contas Públicas. A definição dos presidentes das Câmaras será feita na primeira sessão de 2026.






