Ausência de David Reis na CMM levanta debate entre oposição e base

David Reis è o presidente da Câmara Municipal de Manaus (Foto: Diretoria de Comunicação da CMM)
A reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) não foi motivo suficiente para o presidente da Casa, David Reis (Avante), abrir uma exceção e presidir a sessão inaugural do segundo semestre, nesta segunda-feira (4/8).
“É lamentável que ele, que fez tanta questão de voltar a presidência, não goste de presidir os trabalhos, especialmente numa sessão como a de hoje, de reabertura de trabalhos”, disse por telefone o vereador Rodrigo Guedes (PP), que disputou e perdeu a eleição para David Reis, em janeiro.
Um dos decanos da CMM, com sete mandatos na Casa, o vereador Gilmar Nascimento (Avante) justificou as ausências de David Reis na presidência dos trabalhos por conta das atribuições do cargo de presidente.
“É natural (as ausências) porque o presidente tem muitas missões. Ele tem que representar a Casa aqui e perante outros õrgãos. Não há prejuízo, até porque temos três vices-presidente”, explica.
Para Gilmar Nascimento, todas as vezes que preside a sessão David deixa acumular outras tarefas inerentes ao cargo que ocupa, portanto faz sentido ele delegar o trabalho de presidir a sessão para os vices.
Confira a fala de Gilmar:
“É natural porque o presidente tem muitas missões”, justifica Gilmar Nascimento sobre a falta de David Reis na CMM pic.twitter.com/6NQxnNWBlm
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 4, 2025
Saiba mais:
Senadores do Amazonas terão protagonismo na retomada dos trabalhos
Bancada do Amazonas volta ao trabalho de olho em anistia, IR e emendas
Da Scarolla e Lobbo’s até pizza de X-Caboquinho, pudim de cupuaçu e tacacá
Trabalho na presidência da CMM é magistral, diz líder
Líder do prefeito na CMM, o vereador Eduardo Alfaia (Avante) classifica de “magistral” o trabalho de David Reis na condução da Casa, pois consegue dar condições para oposição e situação trabalhar, bem como ajuda nos trabalhos das comissões permanentes.
“O trabalho em plenário é uma parte do exercício do mandato e muitos vereaores produzem mais fora do plenário. David é muito presente, conduz a Casa com responsabilidade e não necessariamente a presença dele, no primeiro dia (de trabalho legislativo deste semestre), é relevante”, defendeu.
Na presidência de David são raras as sessões legislativas em que ele preside os trabalhos e até mesmo aparece no plenário. A opção dele é sempre ficar no gabinete ou acompanhando compromissos do prefeito David Almeida (Avante).
Veja a declaração de Alfaia:
Trabalho na presidência da CMM é magistral, diz Eduardo Alfaia pic.twitter.com/gXHLIFaAqS
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 4, 2025
Apesar dos aliados considerarem normais as ausências do presidente em função de outras atribuições, diversos ex-presidente da CMM tinham comportamentos diferentes. Wilker Barreto, Marco Antônio Chico Preto, Bosco Saraiva, Joelson Silva e Messias Sampaio, por exemplo, tinham a presidência dos trabalhos como prioridade e só marcavam compromissos fora da Casa no período da tarde ou em dias em que não houvessem sessões.
“Quando preside, não preside toda a sessão. Vai no início, sai e não volta mais. Ou só aparece no final”, conta Rodrigo Guedes lembrando que no primeiro semestre foram pouquíssimas a sessões dirigidas por David Reis.
