Pesquisa AtlasIntel: Lula lidera todos os cenários eleitorais de 2026

(Foto: Reprodução)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários eleitorais avaliados na primeira pesquisa AtlasIntel/Bloomberg de 2026. Divulgado nesta quarta-feira (21/1), o levantamento indica que o petista mantém vantagem tanto nas simulações de primeiro quanto de segundo turno, independentemente do nome da oposição testado.
Lula registra 49% das intenções de voto contra 45% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF). O instituto destaca que, nesses cenários, a diferença entre o presidente e os adversários se mantém estável, com variações pontuais em relação às rodadas anteriores.
No primeiro turno, cinco cenários diferentes foram analisados. No mais amplo, Lula soma 48,4%, abrindo ampla vantagem sobre Flávio Bolsonaro (28%) e Tarcísio de Freitas (11%). Outros nomes, como Ronaldo Caiado (União), Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo), Ratinho Jr. (PSD) e Aldo Rebelo (DC), aparecem com percentuais inferiores a 5%. Em simulações sem Tarcísio ou com a substituição de candidatos, o presidente mantém desempenho próximo de 48%, variando conforme a composição da disputa.
Leia mais:
Pesquisa CNN: 75% dos americanos são contra anexação da Groenlândia pelos EUA
Trump elogia Lula ao confirmar convite para Conselho de Paz: “Um grande papel. Eu gosto dele”
Em outro cenário, Michelle Bolsonaro surge como principal adversária, com 30,9%, enquanto Lula marca 48,2%. Já em uma simulação sem Lula no primeiro turno, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), lidera as intenções de voto, embora com vantagem menor em relação aos concorrentes, como Flávio Bolsonaro ou Tarcísio de Freitas.
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários testados, com vantagens que variam de 4 a 25 pontos. O presidente aparece com 49% contra 45% de Flávio, Michelle ou Tarcísio, e amplia a diferença frente a nomes como Caiado, Zema e Ratinho Jr.
A maior margem é registrada contra Eduardo Leite (PSD), com 48% a 23%. A pesquisa ouviu 5.418 eleitores entre os dias 15 e 20 de janeiro, por meio de recrutamento digital aleatório, tem margem de erro de um ponto percentual e está registrada no TSE sob o protocolo BR-02804/2026.
*Com informações da CNN






