As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Pesquisa CNN: 75% dos americanos são contra anexação da Groenlândia pelos EUA

Maioria dos americanos é contra mexer na Groenlândia, mas público se divide quanto à Venezuela, segundo pesquisa
15/01/26 às 15:51h
Pesquisa CNN: 75% dos americanos são contra anexação da Groenlândia pelos EUA

(Foto: reprodução/Instagram – @realdonaldtrump)

Pesquisa da CNN, conduzida pela SSRS, mostrou que 75% dos americanos dizem se opor à tentativa dos Estados Unidos de assumir o controle da Groenlândia, ideia que tem sido alardeada pelo presidente Donald Trump.

Mesmo entre os partidários do presidente, a opinião está praticamente dividida: 50% dos republicanos e independentes com tendência republicana dizem apoiar a medida, enquanto 50% se opõem.

Democratas e independentes com tendência democrata são fortemente contrários à ação, com 94% de oposição no geral, incluindo 80% que se declaram fortemente contrários. Cerca de 8 em cada 10 independentes que não se identificam com nenhum partido também se opõem.


Leia mais:

Trump cancela diálogo com o Irã e pede a iranianos que continuem protestando; 2 mil já teriam morrido

Groenlândia reage a ameaças dos EUA e promete reforço militar com a Otan


Americanos se dividem quanto à ação na Venezuela

A mesma pesquisa avaliou que, no total, 52% se opõem à decisão dos Estados Unidos de realizar uma ação militar na Venezuela, enquanto 48% a apoiam.

As visões partidárias sobre a ação militar inicial na Venezuela são opostas: 80% dos democratas e independentes com tendência democrata se opõem à ação, enquanto 80% dos republicanos e independentes com tendência republicana a apoiam.

A maioria dos americanos alinhados aos democratas (58%) se opõe fortemente aos esforços para controlar o governo da Venezuela, enquanto apenas 28% dos americanos alinhados aos republicanos se mostram fortemente a favor.

O levantamento também aponta que a maioria dos entrevistados considera o acesso dos americanos ao petróleo venezuelano e a demonstração do poderio militar americano como fatores-chave na decisão de intervir na Venezuela. Apenas 26% afirmam que a melhoria da vida do povo venezuelano foi um fator determinante na decisão de intervir.

*Com informações de CNN Brasil