31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Articulação de indígenas indica Vanda Witoto para comando da Funai-AM

Publicado em:

- Anúncio -

A técnica de Enfermagem Vanda Witoto (Rede Sustentabilidade) foi indicada pela Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), nesta quinta-feira (26), para assumir o comando da Fundação Nacional dos Povos Indígenas no Amazonas (Funai-AM). A indicação foi feita a presidente Nacional do órgão, Joênia Wapixana.

Vanda foi candidata a deputada federal nas últimas eleições, tendo sido a 19a mais votada, com 25.545 votos. Ela é ativista da causa indígena e atuou fortemente para a regularização da comunidade parque das Tribos, localizada na Zona Oeste de Manaus e que concentra uma grande variedade de indígenas de diversas etnias.

Durante a pandemia da Covid-19, ela foi escolhida pelo prefeito David Almeida (Avante) para ser a primeira profissional de saúde a ser imunizada contra a doença. Na época ela ressaltou as origens indígenas e o trabalho realizado pelos profissionais de saúde.

Leia mais:

Coordenadores da Funai no AM são exonerados após crise yanomami

Protesto de indígenas na Funai leva a bloqueio na av. Maceió

Quem é Vanda

Vanda Witoto tem o nome indígena de “Derequine”. A denominação significa “formiga brava”. Uma referência ao seu clã de saúvas e ao inseto que é sinônimo de cooperação, trabalho árduo e vida em comunidade. Definição que se aplica tão bem à mulher indígena que aos 34 anos já é uma líder para o seu povo e tantos outros amazonenses.

Filha de Edson Witoto e Leia Kokama, nasceu em 1987, na Aldeia Colônia, no Alto Rio Solimões, município de Amaturá, a 909 quilômetros de Manaus. Ao contar sua história, Vanda gosta de frisar que descende de mulheres fortes, de quem tem orgulho e herda a força ancestral. Sua avó paterna, por exemplo, chegou ao Brasil fugindo do genocídio que o povo Witoto sofria na Colômbia e refez sua vida do zero.

Vanda viveu na Aldeia Colônia com sua família por 10 anos. De lá traz boas lembranças e ensinamentos. Ela sorri ao falar do quanto aprendeu a ser independente com seu povo. “Com seis anos as crianças já plantam e pescam”, relembra. Era feliz com sua comunidade, mas seu pai, consciente da importância da educação e preocupado em oferecê-la a seus filhos, reuniu a família e foi para a cidade mais próxima a fim de garanti-la para suas crianças.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -