Após o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) ter as contas bloqueadas e ser multado em R$405 mil por ordem do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, apoiadores do parlamentar criaram uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro necessário para Silveira quitar a dívida com a Justiça.
O movimento ganhou força nas redes sociais após a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), aliada de Daniel Silveira, convocar os apoiadores em sua conta no Twitter e propor a doação voluntária em qualquer valor para uma chave PIX nomeada “brasilcomdaniel”.
“Como é de conhecimento de todos, nosso amigo Daniel Silveira foi multado novamente pelo STF”, escreveu a deputada
Até o momento, a parlamentar não informou a quantia já arrecadada e nem quem é o responsável pela conta disponibilizada onde o dinheiro está sendo depositado.
Bloqueio
Com o objetivo de garantir o pagamento da multa por parte de Daniel Silveira, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de valores no nome do parlamentar no sistema financeiro nacional, além de todas as contas bancárias do deputado e de 25% dos vencimentos pagos pela Câmara ao parlamentar, até que a multa seja cumprida integralmente.
A decisão de Moraes também manteve todas as restrições já impostas ao deputado federal, incluindo o uso da tornozeleira eletrônica, medida que o parlamentar se recusou a cumprir nesta terça-feira (4).