Nesta sexta-feira (19/07), diversos países foram atingidos por um apagão cibernético devido a uma falha nos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. Esse incidente impactou a movimentação aérea em várias regiões do mundo. No entanto, o controle de tráfego aéreo do Brasil permaneceu intacto, conforme informou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em uma postagem no X.
De acordo com o ministro, o apagão cibernético causou alguns atrasos pontuais em voos, principalmente devido a problemas nas operações de check-in de certas companhias aéreas. Apesar disso, as operações de pousos e decolagens no Brasil continuaram a funcionar normalmente, sem maiores complicações.
“Informamos que o apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada que atingiu a movimentação aérea em muitos países no mundo, não afetou o controle de tráfego aéreo do país, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas”, declarou Silvio Costa Filho.
Informamos que o apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada que atingiu a movimentação aérea em muitos países no mundo, não afetou o controle de tráfego aéreo do país, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas. Isto tem provocado…
— Silvio Costa Filho (@Silvio_CFilho) July 19, 2024