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InícioPolítica

Amom Mandel pretende levar documentário sobre expedição na BR-319 para COP30

A jornada foi registrada para a produção de um documentário, além de servir como base para denúncias e requerimentos formais

Política
Amom em trecho da BR-319 (Foto: ascom Amom Mandel)
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    19 de março de 2025 às 16:33

    O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) pretende expor o documentário que registrou sua expedição na BR-319, única rodovia que liga os estados do Amazonas e de Roraima com Rondônia, e, consequentemente, com o restante do Brasil, na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.

    “Nós vamos ali exibi-lo durante a COP30 aqui no Brasil, vamos submetê-lo a alguns editais internacionais e apresentá-lo também na própria Câmara dos Deputados, junto com esse documentário que está sendo feito, que tem por objetivo ali chamar a atenção do resto do Brasil e do mundo para a pauta da BR-319”, declarou o deputado, durante entrevista à Band Entrevista.

    A rodovia que liga Manaus a Porto Velho está praticamente intrafegável há mais de 30 anos, segundo o parlamentar, a ideia da expedição será buscar avanços e impactar, significativamente, a vida das comunidades indígenas e ribeirinhas que não, principalmente, têm acesso à água potável.

    “É óbvio que eu não tenho como garantir que isso aí vai acontecer. Mas eu tenho como garantir uma coisa para quem está assistindo (a entrevista). Se depender de mim, vai avançar. E eu não vou descansar enquanto não avançar. São as duas promessas que eu faço. Os outros podem até não fazer o trabalho deles, podem até não se dedicar e não fazer a parte deles, mas eu vou fazer a minha como já estou fazendo”, pontuou o deputado federal.

    Em sua “expedição documental”, Amom Mandel percorreu aproximadamente 4.000 quilômetros entre Brasília e Manaus. A jornada foi registrada para a produção de um documentário, além de servir como base para denúncias e requerimentos formais.


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    Durante coletiva realizada na segunda-feira (10/3) em Manaus, Amom denunciou falta de fiscalização na BR-319, durante expedição pela rodovia. Segundo o deputado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava com bases fechadas e viaturas estacionadas, comprometendo a segurança dos motoristas e facilitando práticas ilegais, como o transporte irregular de cargas e crimes ambientais.

    “É inadmissível que, em pleno século XXI, regiões inteiras permaneçam isoladas e que a Amazônia sofra com o abandono estatal e a destruição desenfreada. Precisamos de ações urgentes para garantir infraestrutura digna e segura para todos, além de políticas eficazes de conservação ambiental”, afirmou durante à época.

    Para o parlamentar, a falta de estrutura coloca em risco tanto os viajantes quanto as comunidades locais. “Queremos que as pessoas tenham acesso à saúde, à educação e à segurança, mas, na prática, não tem nada disso”, afirmou.

    Amom Mandel fala sobre relatório final 

    Sobre o relatório final, o deputado federal pretende ainda encaminhar requerimentos com informações do que foi e o que está sendo produzido para os Ministérios dos Transportes e Meio Ambiente, a partir disso, com as respostas das pastas, Amom deve checar informações coletadas na expedição com o posicionamento das autoridades.

    “Aí a partir de então, é que a gente vai ter um relatório final dessa expedição. E aí vai depender obviamente do prazo de resposta dos ministérios. Eles podem responder no prazo ou podem não responder”, frisou o parlamentar.

    A previsão de envio desses relatórios detalhados, é nos próximos 90 dias. O objetivo é cobrar medidas imediatas para melhorar as condições da rodovia e das comunidades ao redor.

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    O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) pretende expor o documentário que registrou sua expedição na BR-319, única rodovia que liga os estados do Amazonas e de Roraima com Rondônia, e, consequentemente, com o restante do Brasil, na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.

    “Nós vamos ali exibi-lo durante a COP30 aqui no Brasil, vamos submetê-lo a alguns editais internacionais e apresentá-lo também na própria Câmara dos Deputados, junto com esse documentário que está sendo feito, que tem por objetivo ali chamar a atenção do resto do Brasil e do mundo para a pauta da BR-319”, declarou o deputado, durante entrevista à Band Entrevista.

    A rodovia que liga Manaus a Porto Velho está praticamente intrafegável há mais de 30 anos, segundo o parlamentar, a ideia da expedição será buscar avanços e impactar, significativamente, a vida das comunidades indígenas e ribeirinhas que não, principalmente, têm acesso à água potável.

    “É óbvio que eu não tenho como garantir que isso aí vai acontecer. Mas eu tenho como garantir uma coisa para quem está assistindo (a entrevista). Se depender de mim, vai avançar. E eu não vou descansar enquanto não avançar. São as duas promessas que eu faço. Os outros podem até não fazer o trabalho deles, podem até não se dedicar e não fazer a parte deles, mas eu vou fazer a minha como já estou fazendo”, pontuou o deputado federal.

    Em sua “expedição documental”, Amom Mandel percorreu aproximadamente 4.000 quilômetros entre Brasília e Manaus. A jornada foi registrada para a produção de um documentário, além de servir como base para denúncias e requerimentos formais.


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    “É inadmissível que, em pleno século XXI, regiões inteiras permaneçam isoladas e que a Amazônia sofra com o abandono estatal e a destruição desenfreada. Precisamos de ações urgentes para garantir infraestrutura digna e segura para todos, além de políticas eficazes de conservação ambiental”, afirmou durante à época.

    Para o parlamentar, a falta de estrutura coloca em risco tanto os viajantes quanto as comunidades locais. “Queremos que as pessoas tenham acesso à saúde, à educação e à segurança, mas, na prática, não tem nada disso”, afirmou.

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    Sobre o relatório final, o deputado federal pretende ainda encaminhar requerimentos com informações do que foi e o que está sendo produzido para os Ministérios dos Transportes e Meio Ambiente, a partir disso, com as respostas das pastas, Amom deve checar informações coletadas na expedição com o posicionamento das autoridades.

    “Aí a partir de então, é que a gente vai ter um relatório final dessa expedição. E aí vai depender obviamente do prazo de resposta dos ministérios. Eles podem responder no prazo ou podem não responder”, frisou o parlamentar.

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