As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Eduardo Alfaia propõe criação do ‘Dia Municipal do Educador da Zona Rural’

O projeto ainda esclarece que a celebração da data não implicará em feriado municipal nem ponto facultativo, mas na valorização do educadores
20/10/25 às 17:29h
Eduardo Alfaia propõe criação do ‘Dia Municipal do Educador da Zona Rural’

(Foto: Márcio James / Semcom)

O vereador Eduardo Alfaia (Avante) apresentou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de lei que institui o “Dia Municipal do Educador da Zona Rural”, a ser comemorado anualmente no dia 19 de novembro. Segundo o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativa), o texto está na Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), para análise e emissão de parecer da Comissão.

A proposta se fundamenta no Art. 205 da Constituição Federal, que garante o direito à educação, e na LDB (Lei nº 9.394/1996), que trata da valorização dos profissionais da educação e da educação no campo (Art. 28).

Segundo o projeto de lei, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Manaus e tem como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho dos professores que atuam nas escolas da Zona Rural, além de promover ações voltadas à valorização do ensino e das condições de trabalho desses profissionais.


Saiba mais: 

‘Situações incomparáveis’: Guedes responde a Alfaia e critica “defesa” de Rosinaldo Bual

“Nós temos vereadores aqui que são réus hoje em processo”, diz Alfaia ao pedir cautela em caso Bual


O texto prevê que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) poderá organizar as comemorações, em parceria com outras secretarias, entidades educacionais, universidades, sindicatos e organizações da sociedade civil.

“A criação desta data é inédita e representa uma importante oportunidade de dar visibilidade a essa atuação essencial para a universalização do acesso à educação de qualidade em nosso território. A iniciativa não gera impacto financeiro, tem caráter educativo, simbólico e de valorização institucional”, justificou o parlamentar.

O projeto ainda esclarece que a celebração da data não implicará em feriado municipal nem ponto facultativo, mas busca incentivar políticas públicas que fortaleçam o ensino rural e a formação continuada dos educadores.