As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

“Algo inaceitável”, declara deputada Alessandra Campelo sobre postura de Plínio Valério em embate com Marina Silva

31/05/25 às 15:00h
“Algo inaceitável”, declara deputada Alessandra Campelo sobre postura de Plínio Valério em embate com Marina Silva

(Foto: Rede Onda Digital)

A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, reafirmou seu apoio às mulheres e repreendeu as declarações do senador Plínio Valério (PSDB), dirigidas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A ministra foi duramente atacada pelo senador durante uma sessão no plenário da Câmara Federal nesta semana.

Alessandra, que já havia criticado publicamente a postura do senador durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), reforçou seu posicionamento e classificou a atitude de Plínio como um ato misógino.

“Eu achei lamentável, né? Em pouco tempo, o senador Plínio repetiu um ato de misoginia, de ódio às mulheres. Eu tenho muitas críticas à postura da ministra Marina em relação à questão do licenciamento ambiental. No entanto, dizer que não respeita alguém ou, por exemplo, afirmar que quer enforcá-la é algo inaceitável — ainda mais vindo de um parlamentar”, destacou Campelo.

Questionada sobre se esse tipo de conduta pode impactar a participação feminina na política, especialmente na composição das bancadas femininas, a deputada avaliou que episódios como esse podem acabar fortalecendo ainda mais a presença das mulheres no Parlamento.

“Acredito que um episódio como esse reflete nas bancadas femininas em todo o Brasil. Gera discussões, sim, mas talvez a gente consiga usar esses casos para se fortalecer, para entender que precisamos ampliar a participação feminina no Parlamento e combater com firmeza atos como esse, que expressam ódio às mulheres”, afirmou.


Saiba mais: 

Salazar quer que buracos em vias de Manaus sejam tampados com prazo de 72 horas depois que notificados

“Uma cracolândia”: Coronel Rosses questiona segurança no Centro de Manaus


Campelo também destacou que atitudes como a de Plínio Valério são reflexo do machismo estrutural ainda presente na política brasileira.

“Um dos motivos para isso acontecer é justamente o machismo estrutural que ainda existe na nossa sociedade. As mulheres continuam sendo vítimas de violência, feminicídio, estupro, violência sexual. E, além de combater esse machismo, precisamos aumentar a presença das mulheres na política”, comentou.

 

Presença feminina nas eleições de 2026

Por fim, a deputada fez um apelo para que as mulheres participem ativamente das eleições de 2026, reforçando a importância de uma bancada feminina mais forte e representativa.

“Ano que vem é ano eleitoral, e é fundamental que a gente tenha mais mulheres nos parlamentos”, concluiu.

Assista o vídeo: