O ex-presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira (18/11) que considera a jornada 6×1 “um pouco de exagero”. A fala ocorreu durante entrevista coletiva, onde Temer foi questionado sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL), que propõe a redução da jornada semanal de trabalho no país.
“Acho que 6×1, com toda franqueza, é um pouco de exagero”, comentou o ex-presidente, referindo-se ao regime que prevê seis dias de trabalho seguidos de um dia de descanso.
“A discussão é válida, sem dúvida alguma, agora onde se vai chegar, eu não saberia dizer”, completou.
Saiba mais:
- Escala 6×1: PEC sobre jornada de trabalho domina redes sociais; veja quais deputados já assinaram a favor
- Deputados Amom, Fausto, Sidney e Átila também assinam PEC pelo fim da escala 6×1
Histórico de propostas
Temer também relembrou um projeto de sua autoria de 2010, quando ainda ocupava a presidência da Câmara dos Deputados. Na ocasião, sindicalistas e parlamentares pleiteavam a redução da jornada para 40 horas semanais. Temer, no entanto, sugeriu um acordo intermediário, propondo um aumento para 42 horas semanais.
A proposta foi apresentada como uma tentativa de equilíbrio entre as demandas dos trabalhadores e a resistência do setor empresarial. Apesar de não ter avançado, o tema voltou a ganhar destaque com o PEC de Erika Hilton.
*Com informações de CNN