Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (18/2), mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) numericamente à frente do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais, apesar de estar inelegível até 2030. O estudo também indica uma possível vitória de Bolsonaro em um eventual segundo turno contra Lula.
No cenário estimulado do primeiro turno, o ex-presidente aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Lula soma 33,8%. Apesar da vantagem numérica do ex-presidente, os dois candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Veja os resultados completos da pesquisa:
- Jair Bolsonaro (PL): 36,0%
- Lula (PT): 33,8%
- Ciro Gomes (PDT): 7,7%
- Gusttavo Lima (sem partido): 5,1%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 2,7%
- Eduardo Leite (PSDB): 2,7%
- Helder Barbalho (MDB): 1,1%

Saiba mais:
- Governo Lula prepara reação para conter rejeição, diz site
- Alberto Neto confirma ato por impeachment de Lula em Manaus no dia 16 de março

Bolsonaro venceria Lula no segundo turno
No cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente aparece com 45,1% das intenções de voto, contra 40,2% do atual chefe do Palácio do Planalto. Nesse caso, a vantagem de Bolsonaro ultrapassa a margem de erro da pesquisa, indicando uma liderança consolidada no confronto direto com o petista.

Michelle venceria no segundo turno
O levantamento também testou cenários alternativos sem Bolsonaro, devido à sua inelegibilidade. Segundo a pesquisa, Michelle Bolsonaro (PL), atual presidente do PL Mulher, é a alternativa mais competitiva do bolsonarismo para enfrentar Lula.
No primeiro turno, Michelle aparece com 27,2% e Lula com 34,1%.

Já em uma simulação do segundo turno, pela primeira vez em mais de um ano, ela apareceu à frente do petista, com 42,9% contra 40,5%. O empate técnico ocorre dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.

Metodologia da pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de fevereiro, com mais de 2 mil entrevistas presenciais em 162 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O grau de confiança da sondagem é de 95%, segundo o Paraná Pesquisas.