O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), não costuma presidir as sessões plenárias rotineiramente. A prática de registrar a presença, abrir os trabalhos, e logo em seguida deixar a plenária, é vista como “algo comum” pelo parlamentar.
Das 19 sessões plenárias assistidas, entre os meses de fevereiro e março, em oito delas David Reis não compareceu ou abriu os trabalhos e designou para outros membros da Mesa Diretora para continuar as sessões plenárias. Por muita vezes, o 1° vice-presidente Jander Lobato (PSD), dá continuidade nas demandas.
A Rede Onda Digital realizou o levantamento com base nas transmissões ao vivo das sessões plenárias, salvas no canal do Youtube da Câmara Municipal de Manaus, em comparação com os registros do mapa de frequência dos 41 vereadores da casa legislativa, nos meses de fevereiro e março deste ano.
Os registros de David Reis
No mapa de frequências do mês de fevereiro, David Reis surge com com 100% da frequência.
Na sessão do dia 18/02, apesar do vereador estar presente no documento obtido pela transparência da CMM, logo após presidir a sessão, David Reis deixa a mesa e Jander Lobato (PSD) assume o comando seguindo os trabalhos.
Já no dia 25/02, um rodízio aconteceu para comandar a sessão plenária, David Reis abre os trabalhos e logo em seguida passa a liderança para Raulzinho (MDB) e a sessão segue até o fim com Everton Assis (União Brasil), 1° secretário.
No mês de fevereiro, nas datas: 10/02; 11/02; 12/02; 17/02; 19/02; 24/02; 26/02, o vereador iniciou e terminou os trabalhos, ou seja, esteve presente atendendo as demandas dos parlamentares.
Veja:
No decorrer das próximas sessões, é visto que a prática, apesar de ter sido “tímida” no mês de fevereiro, tornou-se bem frequente pelo próprio presidente da casa legislativa.
Em março, David Reis só consta com uma ausência e as demais sessões está presente.
Na realidade, acompanhada pelas sessões transmitidas pelo canal do yotutube da CMM, David Reis deixou por 6 vezes a sessão para os demais membros da Mesa Diretora.
No dia 10/03, conforme constatado pelo mapa de frequência, David Reis esteve ausente. A sessão foi presidida por Jander Lobato (PSD).
No dia seguinte (11/03), David Reis inicia os trabalhos, mas depois de um tempo, Jander assume a sessão. A atitude se repete nas sessões dos dias 18/03 e 24/03.
No dia 19/03, Jander foi quem presidiu toda a sessão, abrindo e encerrando os trabalhos. Assim como no dia 31/03, onde o vereador Raulzinho (MDB) 2° vice-presidente da casa legislativa preside toda a sessão.
Nos dias 12/03; 17/03 (visita do senador Eduardo Braga na CMM); 25/03; 26/03, presidiu todas as sessões, começando e terminando os trabalhos.
Saiba mais:
Veja o registro disto em vídeo:
A atitude de David Reis não é considerada ilegal ou infringe o regimento interno da casa legislativa, segundo o Art. 25. “Sempre que tiver de se ausentar, o Presidente transmitirá o exercício do cargo ao seu substituto legal, na respectiva graduação hierárquica, ou ao Vereador mais idoso, quando for o caso”, mas o ato gera muita discussão e leva em consideração sobre como a presidência da CMM vem sendo levada durante seu comando.
Consultada pela Rede Onda Digital, a assessoria de comunicação do vereador foi questionada sobre os “constantes abandonos” do parlamentar, além de pedir explicações sobre as ausências que não foram registradas no Mapa de Frequência da CMM e por quais motivos o vereador adota essa prática. A reportagem ainda aguarda receber a resposta para essas questões. O espaço segue aberto para esclarecimentos.