As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Vídeo mostra PMs agredindo suspeito durante abordagem no interior de SP

Dois policiais militares foram flagrados agredindo um suspeito durante uma abordagem no interior de São Paulo
02/01/26 às 19:55h
Vídeo mostra PMs agredindo suspeito durante abordagem no interior de SP

(Foto: Reprodução/vídeo)

Dois policiais militares foram flagrados agredindo um suspeito durante uma abordagem em Cândido Mota, no interior de São Paulo, no dia 17 de dezembro do ano passado. Um vídeo gravado por uma testemunha, que circulou nesta semana, mostra parte da ação e levantou questionamentos sobre a conduta dos agentes, incluindo a exigência para que o abordado informasse a senha do celular.

Nas imagens, os policiais aparecem pressionando o homem durante a abordagem. Em determinado momento, ao perceberem que estavam sendo filmados, um dos agentes reage à gravação e diz à testemunha: “Filma aí, cuzão. Filma ele resistindo”.

Os policiais são do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e foram identificados no boletim de ocorrência como Eduardo Jamarino Serraglio e Renan Pereira Rodrigues.

O que diz o boletim de ocorrência

No registro policial, os PMs alegam que receberam uma denúncia de tráfico de drogas em um bar na Rua dos Apóstolos. Ao chegarem ao local, um homem teria fugido ao notar a presença da equipe. Ele foi identificado como Gustavo Sabino de Oliveira Silva, de 24 anos.

Segundo a versão apresentada, o suspeito foi seguido até um imóvel na Rua Pires, onde teria pulado muros de residências vizinhas e, durante a fuga, se desfeito de invólucros com cocaína. Ainda conforme o BO, os policiais localizaram com ele uma sacola com mais porções da droga e R$ 80 em notas fracionadas.


Leia mais

VÍDEO: Câmeras corporais flagram ações ilegais de PMs na megaoperação do RJ

Casal de PMs é encontrado morto dentro de casa em SP


O documento também afirma que houve resistência à prisão, o que teria exigido “uso de força moderada” para algemar o suspeito. Gustavo foi encaminhado ao pronto-socorro com ferimentos. A Polícia Militar sustenta que as escoriações ocorreram em razão da fuga e não menciona agressões no boletim.

Após o atendimento médico, ele foi levado ao Plantão Policial de Assis. Depois da audiência de custódia, a Justiça converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva, conforme informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) em nota.

O advogado Ruy Arruda, que atua na área de direitos humanos, afirmou que as imagens indicariam prática de violência incompatível com protocolos de abordagem. Para ele, independentemente do que o suspeito tenha feito, a gravação mostra um procedimento que “foge totalmente do padrão”, e defendeu apuração rigorosa do caso.

Câmeras corporais

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais envolvidos não usavam câmeras corporais no momento da ação. Em nota, a SSP informou que o Estado está ampliando o uso de Câmeras Operacionais Portáteis (COPs) com a entrega de 15 mil novos equipamentos, seguindo cronograma homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e que a implementação prioriza áreas consideradas de maior risco, com base em critérios técnicos definidos pela corporação.

O caso deve seguir sob análise para esclarecer a legalidade dos procedimentos adotados na abordagem, incluindo a exigência de acesso ao celular do suspeito e a conduta dos agentes diante do registro em vídeo.

*Com informações de Metrópoles