As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Nova fase da ‘Operação Militia’ prende policial militar e civil em Manaus e em Borba; vídeo

Nova fase da operação cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão; investigações continuam
Nova fase da ‘Operação Militia’ prende policial militar e civil em Manaus e em Borba; vídeo

O promotor do MPAM Armando Gurgel, em coletiva à imprensa.

Nesta quarta (17/9), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deflagrou a segunda fase da “Operação Militia”, com o cumprimento de dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nas cidades de Manaus e Borba. A operação desarticulou núcleo criminoso que utilizava contas bancárias abertas de forma fraudulenta para lavar recursos oriundos de extorsões, inclusive em nome de um perito da Polícia Civil, vítima do esquema.

Em coletiva, o promotor de Justiça Armando Gurgel, do MPAM, informou que foram presos um policial militar reformado e um civil.  Eles foram identificados como Francisco Wendel Simas Tomé, policial militar reformado, e Sávio Antônio Leite Corrêa, preso no município de Borba.

Segundo Gurgel, a conta aberta em nome do perito era usada como intermediária para receber valores extorquidos. Ele disse:

“Desde o início suspeitávamos que o perito não tivesse envolvimento, e isso se confirmou. Ele colaborou com a investigação, o que foi fundamental para identificar a falsificação e o uso indevido de sua identidade”.

Gurgel completou:

“Diversos crimes foram praticados, incluindo extorsão mediante sequestro, prática de falsidade documental, estelionato, lavagem de dinheiro… Os agentes criminosos usavam balaclava para não serem identificados e extorquiam as vítimas”‘.

Veja abaixo:


Leia mais:

Perito solto após prisão em operação teve dados usados por criminosos em Manaus

Policiais envolvidos em milícia sequestravam criminosos e exigiam pagamento de resgate em Manaus


Além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de busca em Manaus e um em Borba, todos nas residências dos investigados. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos, mas não houve a apreensão de armas de fogo.

Ainda segundo o promotor, foram identificadas pelo menos três vítimas do esquema, uma pessoa individualmente e um casal.

Com as duas novas prisões, o número de detidos na Operação Militia chega a 11. As investigações continuam.