As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Bebê declarado morto chora dentro de caixão durante velório

Segundo o pai, a criança nasceu em um lugar inapropriado
26/10/25 às 07:41h
Bebê declarado morto chora dentro de caixão durante velório

(Foto: reprodução)

Um bebê que havia sido declarado natimorto voltou a apresentar sinais de vida durante o próprio velório, momentos antes do sepultamento. O caso ocorreu em Rio Branco, Acre, neste sábado (25/10).

O bebê, chamado José Pedro, é filho de Sabrina Souza da Costa, moradora de Pauini (AM), que estava na capital acreana para tratamento médico. Segundo relatos de Maria Aparecida, tia da mãe da criança, o parto aconteceu de forma prematura depois que a mãe apresentou um quadro de sangramento na noite de sexta-feira (24). O bebê nasceu com apenas cinco meses de gestação.

“Disseram que a criança nasceu sem vida, pegaram e só colocaram num saco, levaram pro necrotério, a gente fez o procedimento [fúnebre] e estava indo pro enterro. Ao chegar lá, eu pedi para abrir [o caixão] para poder ver o bebê e ele estava chorando”, relatou a tia.

A família se preparava para o sepultamento quando ouviu um choro vindo do caixão. O bebê foi imediatamente levado de volta à Maternidade Bárbara Heliodora. A Polícia Militar foi acionada, mas constatou que a equipe médica que atestou a morte do bebê não estava mais de plantão. Segundo o pai, a criança nasceu em um lugar inapropriado.


Leia mais

Mãe denuncia que bebê de 1 ano sofreu queimadura em maternidade de Manaus

Madrasta é condenada por torturar menino autista e dar cerveja e xixi para ele beber


De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), o recém-nascido foi reanimado, mas apresentava hipotermia e precisou ser internado na UTI neonatal. O estado de saúde dele é considerado grave.

“Então, é uma situação crítica. Nós recebemos esse bebezinho e demos todo o suporte que ele precisa: intubação, cateterismo umbilical, incubadoras, medicações e tudo o que ele precisa. Neste momento, ele está [em estado] crítico, grave, porém estável. Eu posso garantir que toda a assistência está sendo dada para esse bebê prematuro extremo”, informou a médica pediatra neonatologista de plantão, Mariana Collodetti, que no momento cuida do bebê.

Em nota, a Sesacre informou que os protocolos de reanimação foram seguidos após o parto, mas que uma investigação interna foi aberta para apurar as circunstâncias em que o bebê foi declarado morto.

A Polícia Civil também investiga a conduta dos profissionais envolvidos e apurar se houve falha médica ou negligência no atendimento.

Leia a Nota da íntegra

“A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da direção da Maternidade Bárbara Heliodora, informa que o recém-nascido atendido na unidade foi inicialmente declarado sem sinais vitais após parto normal, na noite de sexta-feira, 24. Todos os protocolos de reanimação foram rigorosamente seguidos pela equipe multiprofissional, e o óbito foi constatado e comunicado à família.

Cerca de 12 horas depois, já fora das dependências da unidade, o bebê, prematuro extremo, apresentou sinais vitais e foi imediatamente levado de volta à maternidade, onde permanece em estado gravíssimo sob cuidados intensivos e acompanhamento contínuo da equipe médica e de enfermagem.

A Sesacre instaurou uma apuração interna para esclarecer os fatos com total transparência e responsabilidade. A direção da unidade e toda a equipe manifestam profunda solidariedade à família neste momento delicado e reafirmam o compromisso com a ética, a humanização e a segurança no atendimento, colocando-se à disposição dos órgãos competentes para assegurar a transparência de todas as ações.

Simone Prado
Diretora da Maternidade Bárbara Heliodora.”

 

(*)Com informações do G1