Na manhã desta segunda-feira (13/1), a Polícia Militar do Amazonas que atua no município de Coari, distante a 363km de Manaus, recebeu informações que ocupantes de um barco pesqueiro que vinha do município de Santarém-PA estavam sendo abordados por piratas de rio próximo a Ilha do Botija no Rio Solimões, na região de Coari.
Policiais do 5° Batalhão da Polícia Militar acionaram a Base Arpão 01 que designaram uma equipe para fazerem um patrulhamento no rio. Depois de algumas buscas, os policiais avistaram uma embarcação do tipo pesqueiro com as características do barco que havia sido sequestrado, nas proximidades da Comunidade Novo Amazonas e ao se aproximarem observaram um bote de alumínio com cinco homens que estavam saindo da embarcação.
Os ocupantes, ao visualizarem a lancha da Polícia Militar tentaram fugir e com aproximação da equipe efetuaram disparos contra os policiais que revidaram obrigando os criminosos a jogarem a lancha para a margem do rio e abandonarem o bote. A Polícia após isso realizou uma varredura na área em busca dos infratores, mas nenhum deles foi localizado.
No bote abandonado pelos homens, foram encontrados duas armas de fogo do tipo pistola com carregadores municiados.
Leia mais:
Mulher é atacada a golpes de faca por ex-companheiro em Presidente Figueiredo
VÍDEO: Mulher deixa tudo à mostra ao brigar sem calcinha em adega no Amazonas
__________________________________________________________________
O resgate das vítimas
A tripulação desta embarcação estava presa no porão do barco, sendo cinco homens adultos, duas mulheres adultas e uma criança de oito meses. As vítimas foram atendidas pelas equipes e conduzidas para a Base Arpão 01, a fim de serem ouvidas na pela Polícia Civil.
A tripulação relatou que os homens foram vistos momentos antes de abordarem a embarcação, e logo em seguida, atracaram no barco e com armas de fogo ameaçaram a todos. Após entrarem, os criminosos mostraram a tripulação uma fotografia de uma embarcação do tipo pesqueiro parecida com o barco abordado perguntando onde estava escondido drogas e começaram a revirar o porão do barco que levava cargas de peixe de manejo, retirando o pescado do gelo e espalhando sobre o convés.
Os tripulantes sofreram tortura e violência psicológica para entregarem as drogas, entretanto, estes levavam apenas pescado. Os criminosos passaram mais de 03 horas torturando a tripulação e fazendo uma busca minuciosa.
Após, visualizarem a lancha da Polícia Militar, os infratores abandonaram a embarcação pesqueira até entrarem em confronto com os policiais. Equipes da Polícia Militar de Coari e da Base Arpão 01 ainda buscam por esses indivíduos.
Entre o material apreendido, estão:
01 arma de fogo do tipo pistola calibre 380;
01 arma de fogo do tipo pistola calibre 9mm;
11 munições calibre 9mm;
09 munições calibre 380mm;
01 motor de popa 15hp;
01 bote de alumínio de 06 metros cor preta.