As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Sargento da PM aproveitou pane na viatura para estuprar detenta que estava com pés e mãos algemados

Sargento da PM aproveitou pane na viatura para estuprar detenta que estava com pés e mãos algemados

Um segundo sargento da Polícia Militar teria aproveitado uma pane mecânica na viatura para estuprar uma detenta, no dia 18 de julho, durante a transferência dela do município de Humaitá, no interior do Amazonas, para Manaus.

De acordo com o delegado Ivo Martins, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o agente teria ficado sozinho com a vítima enquanto outros dois policiais se afastaram para comprar comida em um restaurante.

“No momento em que o veículo apresentou uma pane na estrada, quando dois dos componentes da equipe foram até o restaurante pegar comida, o agente lamentavelmente teria consumado o ato junto à detenta, em uma situação de extrema vulnerabilidade na medida em que ela teria sido submetida à violência sexual, inclusive com conjunção carnal estando algemada nos pés e nas mãos”, explicou o delegado.

Veja o vídeo:


Leia mais

Agente penitenciário é preso suspeito de estuprar detenta durante transferência de Humaitá para Manaus

Policiais envolvidos em milícia sequestravam criminosos e exigiam pagamento de resgate em Manaus


Ainda segundo o delegado, o crime ocorreu dentro da viatura oficial, durante o exercício da função pública, em uma situação de total vulnerabilidade da custodiada.

O militar é da reserva e estava à disposição da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Conforme o major Chagas da PM, a PM instaurou procedimento para apurar a conduta do policial tanto disciplinarmente como criminalmente.

“Importante destacar também que a Polícia Militar não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta e crimes praticados por seus agentes, de forma que todos os crimes, todas as condutas que foram identificadas estão sendo apuradas”, disse ele.

Denúncia formalizada

A denúncia foi formalizada no momento da chegada ao Centro de Detenção Feminino (CDF), durante os procedimentos de triagem padrão, que incluem avaliação médica e atendimento psicossocial.

Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado em 21 de julho, e a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso. Os servidores envolvidos na ocorrência foram afastados imediatamente e, em seguida, exonerados das funções que exerciam na secretaria.

O suspeito foi preso em sua residência, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, e, após os procedimentos cabíveis, será encaminhado à audiência de custódia,
permanecendo à disposição da Justiça.

A Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas abriu sindicância administrativa para apurar os fatos e possíveis responsabilidades. Como o suspeito é um policial militar da reserva à disposição da Seap, a PMAM também instaurará um procedimento administrativo para investigar a conduta do agente.